Renault ultrapassa a Ford, enquanto a Toyota vende mais que a Hyundai e a Jeep mais que a Honda
No acirrado mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, três marcas subiram um degrau no ranking das dez mais vendidas no Brasil em 2019. A Renault saltou do quinto para o quarto lugar, trocando de posição com a Ford, enquanto a Toyota superou a Hyundai e fechou o ano na sexta posição. A Jeep, por sua vez, superou a Honda, cravando a oitava colocação no acumulado do ano.
Só não houve mudança nos três primeiros lugares, ocupados por General Motors, Volkswagen e Fiat, e no décimo, pertencente à Nissan. As três marcas veteranas que mantiveram-se no topo do ranking chegaram, inclusive, a ganhar mercado em 2019, conforme balanço divulgado no início do mês pela Fenabrave.
A participação da GM subiu de 17,5% para 17,9%, com total de 475,6 mil emplacamentos no ano, enquanto a Volkswagen teve ganho de 0,7 ponto porcentual, passando de 14,9% para 15,6%, com a comercialização de 414,5 mil veículos em 2019. A fatia de mercado da Fiat passou de 13,2% para 13,8%, com 366,1 mil licenciamentos.
Já a Ford perdeu 1 ponto porcentual de mercado, baixando de 9,2% para 8,2% (218,5 mil emplacamentos), enquanto a Renault ganhou ganhou 0,3 ponto porcentual, passando de 8,7% para 9% de participação (239,2 mil unidades vendidas).
As vendas da Ford caíram 3,5%, ante a média de alta do mercado total de automóveis e comerciais leves de 7,6%. A Hyundai teve vendas praticamente estáveis – 207,6 mil em 2019 contra 206,6 mil em 2018 – e, com isso, teve participação reduzida de 8,4% para 7,8%.
A Jeep, por sua vez, ampliou vendas em 21,1%, com 129.463 mil emplacamentos em 2019, com sua fatia de mercando saltando de 4,3% para 4,87%. A Honda teve participação vem próxima à da Jeep – de 4,86% -, mas ficou em novo lugar com a venda de 129.118 unidades. O ranking das dez mais é completado pela Nissan, com 3,6% de participação e 96 mil licenciamentos.
Fonte: Divulgação/Renault
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.