Empresa

Daimler cria empresa independente de automóveis no Brasil

Holger Marquardt é o presidente da operação. Separação de estruturas replica modelo mundial criado no ano passado.

O Grupo Daimler tem uma nova empresa aqui: a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. Responsável apenas por veículos de passeio e comerciais leves, a operação, totalmente dissociada d adivisão de caminhões e ônibus, integra perto de 650 pessoas, dentre funcionários administrativos exclusivos alocados em São Bernardo do Campo e Campinas, trabalhadores da fábrica de automóveis de Iracemápolis (SP).

“A nova estrutura nos torna mais focados. É imprescindível que estejamos totalmente dedicados. Vamos fazer isso com duas receitas: atendendo as demandas do mercado local, mas acompanhando na mesma velocidade as inovações tecnológicas mundiais”, afirma Holger Marquardt, presidente da nova empresa, que responde diretamente à matriz na Europa.

A criação da unidade veículos leves local replica modelo que está sendo adotado mundialmente pelo grupo alemão desde o ano passado e que determina empresas totalmente dedicadas a cada segmento. Essa estrutura começou em outubro, com o registro comercial na Alemanha.

Desde então, a Daimler AG segue como empresa holding responsável pelas funções de governança de todo o grupo, tendo abaixo a Daimler Truck AG (Caminhões & Ônibus), Mercedes-Benz AG (Automóveis & Vans) e Daimler Mobility AG (Serviços Financeiros e de Mobilidade).

Assim, a partir deste mês, o conglomerado alemão conta com três empresas legalmente independentes no Brasil. A Mercedes-Benz do Brasil, a maior delas, com cerca de 10 mil funcionários, continuará respondendo integralmente pelas operações de produção e vendas de caminhões e ônibus.

LEIA MAIS

→ Mercado de caminhões avança 33% em 2019

→ Mercedes-Benz cria consórcio conjugado

Dela fazem parte as unidades de Juiz de Fora (MG), de São Bernardo do Campo, Campinas e o Campo de Provas de veículos comerciais em Iracemápolis (SP).

Seu comando seguirá nas mãos de Philipp Schiemer, que vinha respondendo por todo o grupo aqui. No ano passado, a divisão liderou o mercado interno de caminhões com 29,9 mil unidades negociadas, perto de 30% de participação.

A terceira empresa também já é bem conhecida dos brasileiros: o Banco Mercedes-Benz do Brasil, cujo presidente e CEO é Christian Schüler. O braço financeiro, também responsável por seguros, tem sede na capital paulista e conta com quase 300 funcionários.


Foto: Divulgação/ Daimler

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Ford espera faturar por volta de R$ 150 milhões com veículos da Agrishow 2024

Cifra corresponderá a aumento de 50% a 60% nas vendas em relação ao ano passado

% dias atrás

VWCO impulsiona negócio de locação na Agrishow 2024

Montadora vende 1,3 mil caminhões pesados para a LM Mobilidade e torna o negócio exclusivo…

% dias atrás

Nissan aproveita Agrishow para sustentar embalo de vendas da Frontier

Picape vendeu 40% a mais nos três primeiros meses de 2024 e tem descontos de…

% dias atrás

Marcos Bento segue presidindo a Abraciclo

Reeleito, novo mandato começa 1º de maio

% dias atrás

GM encerra produção na Colômbia e no Equador

No primeiro caso, fábrica foi fechada na sexta-feira e empresa busca permissão para demitir 850…

% dias atrás

Governo do Espirito Santo adquire 75 caminhões Foton

A concessionária Contauto, de Serra,foi a vencedora da licitação

% dias atrás