Indústria

Com reação no último quadrimestre, mercado europeu cresce 1,2%

Foram negociados 15,3 milhões de veículos no continente em 2019

Diante do que estimativas iniciais e os primeiros resultados mensais prenunciavam, os fabricantes de veículos respiraram aliviados com os resultados consolidados na Europa em 2019.

Em um cenário global de retração generalizada, a demanda por automóveis na União Europeia cresceu 1,2% sobre o ano anterior, resultando em mais de 15,3 milhões de unidades negociadas. Foi o sexto ano consecutivo de crescimento na região.

A Acea, a associação das montadoras europeias, recorda que o ritmo das vendas no começo do ano passado foi prejudicado pelo impacto duradouro da introdução dos novos testes de emissões e consumo para veículos a combustão, híbridos e elétricos divulgados já no final de 2018.

O mercado, porém, particularmente nos últimos quatro meses, regiagiu o suficiente para compensar o mau desempenho anterior e garantir o azul no balanço final em vez do vermelho. Em especial, em dezembro, quando foram licenciados 1,26 milhão de unidades, 21% a mais.

Além da baixa base de comparação, já que em dezembro de 2018 as entregas foram prejudicadas, a evolução de dois dígitos no último mês do ano decorreu sobretudo do esforço das montadoras para empurrarem aos consumidores modelos com índices de emissões de CO2 elevados, antes portanto que os novos regulamentos entrassem em vigor em janeiro.

Alguns países também ajudaram a aumentar a procura ao anteciparem alterações na tributação baseada CO2 a partir de em 2020, exemplos da França e Suécia, ou sobre carros elétricos, caso da Holanda, que de 4% passou a exigir o recolhimento de 8% a partir do primeiro dia de janeiro.

LEIA MAIS

→ Vendas nos Estados Unidos anotam queda de 1,3% em 2019

→ Manley eleito presidente da associação das montadoras europeias


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás