Indústria

FCA e Hon Hai negociam joint venture para carros elétricos

Taiwanesa controla a Foxconn, maior fabricante mundial de eletrônicos

O que vinha sendo ventilado isoladamente na imprensa internacional pela taiwanesa Hon Hai nos últimos dias, foi confirmado nesta sexta-feira (17) por meio de nota oficial da própria FCA: as duas empresas encaminham negociações para o desenvolvimento e produção de veículos elétricos.

Caso as tratativas avancem positivamente,  uma joint venture será criada e estabelecida na China. A produção inicial, afirma a FCA, deverá atender apenas o mercado local, o maior do mundo e onde a participação da montadora é apenas marginal. Exportações ficariam para uma segunda etapa.

A futura parceria poderia fabricar, por exemplo, o Fiat Centoventi, modelo apresentado como conceito no Salão de Genebra no ano passado.

“A cooperação proposta reúne capacidades de dois líderes globais em todo o espectro do design de automóveis, engenharia e manufatura e tecnologia de software móvel”, enfatiza a nota da montadora, que revela ainda que a cooperação englobará ainda projetos de Iov, internet de veículos.

A Hon Hai é bem menos conhecida no ocidente do que sua controlada Foxconn, produtora dos celulares Iphone, da Apple, e também a maior fabricante de componentes eletrônicos do mundo.

LEIA MAIS

→ Mercado chinês encolhe 8% em 2019

→ Joint venture da BYD com a Toyota será sediada na China

Seu presidente, Young Li, antecipara à imprensa que a empresa será responsável pelo design, componentes e gerenciamento da cadeia de suprimentos e que não participará da montagem dos automóveis elétricos da FCA.

Liu acredita que, no longo prazo, os negócios automotivos possam responder por algo em torno de 10% das vendas globais do grupo, que não obteve sucesso em tentativas anteriores de diversificação de portfólio de produtos e ainda hoje tem perto de metade de sua receita advinda do fornecimento para a Apple.


 

oto: Divulgação/FCA

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Exportações de veículos acumulam queda de 20% até maio

Embarques para Argentina, o maior mercado, recuaram mais de 30% nos cinco primeiros meses

% dias atrás

Lula lança Move Brasil – Entregadores e Motoapp

O prazo de financiamento é de 48 meses, com dois de carência. Mulheres pagarão juros…

% dias atrás

Estoque beira 500 mil veículos, 329 mil importados

Compras na China cresceram expressivos 86,6% este ano, enquanto carros argentinos perdem espaço no Brasil

% dias atrás

Produção de caminhões ganha mais ritmo em maio

Baixas persistem em relação aos volumes do ano passado, mas devem receber contribuição com o…

% dias atrás

Com 4,3 mil contratações no ano, produção supera 1,1 milhão de veículos

Aumento da oferta sobre 2025 é de 7,1%. Só em maio foram criadas 1.100 novas…

% dias atrás

Hyundai lança i20 no Brasil e cria ponte entre hatchbacks e SUVs compactos

Novo modelo produzido em Piracicaba chega ao mercado em seis versões, com preços entre R$…

% dias atrás