A empresa que BYD e Toyota estão constituindo para desenvolver e produzir veículos elétricos a bateria estará sediada na China já em 2020, com participação igualitária das duas montadoras. O quadro de funcionários será montado a partir de profissionais dos dois grupos, especialmente engenheiros já envolvidos  em P&D de suas respectivas empresas.

“Nosso objetivo é combinar os pontos fortes da BYD em desenvolvimento e competitividade no mercado de veículos elétricos a baterias com a tecnologia de qualidade e segurança da Toyota para fornecer os melhores produtos  o mais cedo possível”, afirmou Lian Yu-bo, vice-presidente sênior da BYD, durante assinatura oficial de constituição da joint venture nesta quinta-feira, 7.

Fundada em 1995 como uma empresa de baterias, a BYD produz e desenvolve agora automóveis e ônibus elétricos, além dos próprios motores elétricos, baterias e células de  energia de grande porte.

A  BYD se autointitula maior fabricante mundial de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in, e a segunda maior fornecedora global de componentes para celulares, tablets e laptops. Vende cerca de 30 mil veículos elétricos ou híbridos por mês na China e já produziu mais de 50 mil ônibus com a tecnologia em cerca de três anos.

A produção acumulada de automóveis até o ano passado superou as 500 mil. E o ritmo nas suas linhas de montagem só tem aumentado de forma exponencial, tanto que a empresa projeta produzir outras 500 mil unidades somente neste ano.

Desde que lançou o Prius, o primeiro veículo híbrido-elétrico  produzido em massa do mundo, em 1997, a Toyota já vendeu mais de 14 milhões de veículos eletrificados em todo o mundo.


Foto: Toyota

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