Balanço de vendas do ano passado divulgado pelo Grupo Traton na quarta-feira, 15, registra crescimento de 4% nas entregas globais de veículos comerciais sobre o volume apurado no ano anterior. De janeiro a dezembro de 2019, as marcas MAN, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus negociaram 242,2 mil unidades.

A empresa atribui o resultado à forte demanda por caminhões ocorrida na Europa no primeiro semestre do ano e ao robusto crescimento nos segmentos de veículos comerciais no mercado brasileiro.

Antecipação de compras

A companhia pondera, no entanto, recuo das encomendas de caminhões na segunda metade do ano, especialmente na Europa. Por lá a introdução obrigatória de tacógrafo digital, em vigor desde junho de 2019, e os efeitos da saída do Reino Unido da União Europeia, provocaram uma corrida às compras na primeira parte do ano.

Segundo Andreas Renschler, CEO da Traton e membro do Conselho Administrativo da Volkswagen, as marcas da empresa estavam preparadas para o declínio previsto na Europa. “A tecnologia de ponta que utilizamos, o contato próximo com os clientes e a nossa excelente equipe de colaboradores são a base sólida para enfrentarmos os desafios que virão”, resumiu em nota.

Demanda por ônibus menor

De acordo com o relatório, as três marcas do grupo contribuíram com o resultado positivo final. A MAN acumulou 104,9 mil veículos entregues, volume 2% superior ao anotado um ano antes. A Scania registrou 99,5 mil unidades, alta de 3% na mesma base de comparação. O maior crescimento nas vendas foi anotado pela VWCO, de 15%, com 41,5 mil veículos vendidos em 2019.

A empresa destaca que o resultado positivo foi impulsionado pelo segmento de caminhões (exclui vans), que totalizou 205,9 unidades entregues, representando alta de 2%. Já as vendas de ônibus marcaram um declínio de 5% em relação a 2018, com 21,5 mil unidades registradas.

LEIA MAIS

Grupo Traton apura crescimento de 7% na receita do primeiro semestre

Traton AG se torna Traton SE

Grupo Traton: nasce uma potência em transporte.


Fotos: Traton/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!