Além de oferecer recursos e know-how de seus times para apoiar o País neste momento, a FCA, Fiat Chrysler Automobiles, programou uma série de ações de engajamento ao combate da propagação do Covid-19, dentre as quais a construção de hospitais de campanha em Betim, MG, e Goiana, PE, onde estão instaladas as fábricas da Fiat e Jeep, respectivamente.

A empresa também está adotando ação multidisciplinar que contribuirá para o aumento na oferta de ventiladores pulmonares no País, assim como doará máscaras protetoras fabricadas nos laboratórios de Betim aos profissionais de saúde. Também integram o programa a doação de materiais essenciais e comodato de veículos.

“Nosso programa está baseado em uma estratégia coordenada e multidisciplinar, que abrange desde doações às autoridades da saúde até o aproveitamento dos conhecimentos e habilidades de nossos profissionais em áreas como engenharia, manufatura, design, finanças, compras, logística e direito para auxiliar em diversas frentes no combate aos efeitos da pandemia no Brasil”, informou Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina, nesta terça-feira, 31.

A primeira iniciativa foi constituir um comitê executivo interno, liderado por Filosa e com reuniões diárias, que discute todas as oportunidades de cooperação e apoio no combate à pandemia, trabalhando em cooperação com todas as esferas governamentais.

HOSPITAIS DE CAMPANHA

Em Goiana, na Zona da Mata Norte pernambucana, a FCA está montando um hospital de campanha totalmente equipado para o atendimento de casos da Covid-19 em um prédio construído pela empresa para a instalação de uma UPAE, Unidade Pernambucana de Atenção Especializada. As instalações estão em fase de adequação para abrigar 100 leitos, dos quais três em sala vermelha (para abrigar casos mais graves, que demandem estabilização até o deslocamento para uma UTI) e outros 97 em enfermaria.

O espaço, que será entregue devidamente equipado na segunda quinzena de abril, também abrigará posto de enfermagem, sala de inalação, sala de administração, banheiros e vestiários, centro de material e esterilização e sala de espera. Sua operação e manutenção estará a cargo do governo do Estado de Pernambuco.

Em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi feita a cessão de área do Fiat Clube para hospital de campanha para recepção, triagem e internação de pacientes da Covid-19. A área, segundo a FCA, responderá por mais de um terço das vagas criadas no município para atender aos quadros resultantes da pandemia.

Serão 200 leitos instalados pela Prefeitura de Betim e casos que exijam cuidados adicionais serão transferidos para outros centros médicos da cidade. As obras no Fiat Clube começaram na semana passado e o início de operação do hospital está previsto para esta semana.

OUTRAS AÇÕES

Dentre outras ações, a FCA integra a força-tarefa criada pelo Senai e pelo Ministério da Economia, em parceria com dez grandes indústrias instaladas no País, para o reparo imediato de ventiladores pulmonares inoperantes no Brasil. Quinze técnicos da FCA e outros três da Comau (empresa de automação e serviços do grupo), divididos entre Minas Gerais e Pernambuco, receberam treinamento do Senai  para atuar no conserto de equipamentos fora de serviço.

Os polos automotivos de Betim e Goiana também serão pontos de recebimento e manutenção de ventiladores fora de operação, servindo como bases de mão-de-obra e recursos técnicos para os Estados de Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba.

Na fábrica da Fiat, a FCA está mobilizando know-how das áreas de engenharia, design e manufatura para a produção em impressoras 3D de protetores faciais plásticos (face shields), amplamente utilizados pelos profissionais da saúde no atendimento a pacientes da Covid-19.

No Polo Automotivo Jeep, a empresa fez parceria com os fornecedores Faurecia, Revestcoat e Prima Sole para doar equipamentos de proteção individual para utilização pelos profissionais de saúde na linha de frente do combate à Covid-19 em Pernambuco. Foram entregues 615 macacões de segurança ao Samu, 2,5 mil pares de luvas nitrílicas, 10 protetores faciais (face shields) e uma autoclave com capacidade de 54 litros para esterilização de materiais.

A FCA também cede, em regime de empréstimo por comodato, 125 veículos de diferentes modelos para os governos estaduais de Pernambuco e Minas Gerais e também para as prefeituras de Belo Horizonte e Betim.


Foto: Divulgação/Leo Lara/Bruno Silveira

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!