Adoção de medidas de prevenção e conscientização são as principais armas utilizadas pelas 138 fabricantes de implementos rodoviários associadas à Anfir. Para o presidente da associação, Norberto Fabris, em um setor responsável por mais de 45 mil postos de trabalho, presente em 17 estados do País, preparar multiplicadores na tarefa de propagar ideias que contribua no combate à pandemia da Covid-19 é estratégico.

“Na prática estamos atuando de forma exponencial com milhares de pessoas em abrangência nacional”, afirma em nota. “O alcance das mensagens de prevenção é maior por conta de nosso perfil como indústria e rede de distribuição e estamos tirando proveito disso para fazer nossa parte nesse momento importante.”

O dirigente da Anfir lamenta o grande impacto que indústria terá de suportar com as consequências, especialmente por ser um evento sem precedentes e que interrompe um ciclo de recuperação registrados nos últimos dois anos. Para Fabris, no entanto, o dever da indústria no momento é colocar foco nos funcionários, em seus familiares, nas comunidades onde estão presentes, além de suporte a clientes e fornecedores.

“Estamos conscientes que a preservação da vida e do bem-estar de todos é o ponto inicial para superarmos a crise atual. Após isso, teremos muito trabalho pela frente, mas ele será melhor realizado porque teremos a companhia de tantas pessoas importantes para nós.”

A Anfir listou algumas fabricantes e suas respectivas ações no combate a novo coronavírus

AL-KO – Localizada em Atibaia (SP), a empresa adotou medidas internas de conscientização junto aos colaboradores, além de reforçar a higienização das instalações e alterar horários para reduzir a exposição das pessoas.

Forbal – A empresa de Flores da Cunha (RS), doou 60 máscaras de proteção e 1,8 mil pares de luvas nitrílicas ao Hospital Nossa Senhora de Fátima. Na fábrica, foram intensificados os cuidados com higiene e a disseminação de informações para prevenção ao novo coronavírus.

Frigo King – A fabricante de Guaramirim (SC) promoveu palestra a respeito de medidas de prevenção contra a doença e intensificou os cuidados internos com higiene geral e pessoal.

Grimaldi – A empresa colocou carro de som nas de Santo Antônio da Posse (SP), onde fica a sede, com mensagens de esclarecimento para reforçar as orientações do Ministério da Saúde. Também em parceria com a prefeitura local tem levado alimento nas casas da população mais vulnerável.

HC Hornburg – Com sede em Jaraguá do Sul (SC), a fabricante intensificou medidas de higiene em todas as áreas comuns e, para reduzir a concentração de pessoal, criou três horários de almoço.

HIAB – A empresa, filial de uma multinacional sueca, instalada em Santo Antônio da Patrulha (RS), concedeu 10 dias de férias coletivas ao pessoal do chão de fábrica.

Hidromas – A companhia de Caxias do Sul (RS) distribuiu 600 máscaras de proteção para seus colaboradores e respectivos familiares, além ações orientação com seus funcionários e reforço na higienização dos ambientes.

Ibiporã – Instalada na cidade paranaense homônima, a empresa alterou horários de almoço para reduzir concentração de pessoas e aos colaboradores acima de 60 anos e imunodeprimidos forma concedidas férias.

Librelato – Nas duas unidades industriais que possui em Santa Catarina, Criciúma e Içara, foram tomadas ações de orientação na prevenção e higienização intensificada em todos os ambientes.

Randon – As 22 unidades industriais reforçaram medidas de higiene e propagação de informações a respeito da prevenção. O grupo também doou 1 mil máscaras de proteção facial e 200 óculos de proteção para a rede de saúde de Caxias do Sul (RS), onde fica a sede.

Sergomel – A empresa de Sertãozinho (SP) intensificou as medidas de limpeza, trocou xícaras e copos por itens descartáveis e redistribuiu os colaboradores em dois turnos. Também funcionários com mais de 60 anos e doentes crônicos entrarão em férias.

Truckvan – A fabricante de Guarulhos (SP) colocou seu pessoal administrativo em home office e reforçou a higiene geral. No pátio organizou as carretas e caminhões que podem ser customizados ou transformados em clínicas móveis, consultórios itinerantes e hospitais sobre rodas para atender a demanda da área da Saúde.


Foto: Anfir/Divulgação

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