Onúmero de unidades negociadas despencou, mas o ranking dos automóveis e comerciais leves mais vendidos no Brasil em quase nada mudou em março. O agravamento da pandemia da Covid-19 e da implementação das medidas de restrição de atividades do comércio e isolamento social afetaram igualmenteo desempenho das marcas. Assim, líderes se mantiveram à frente e os veículos que estavam lá atrás, seguiram como coadjuvantes.

Carro mais vendido nos últimos cinco anos no País, o Chevrolet Onix seguiu na ponta com 12 mil unidades emplacadas, cerca de 30% abaixo da média mensal que registrara no primeiro bimestre. Ainda assim, foi o único modelo a superar a marca de 10 mil unidades, segundo levantamento da Fenabrave.

Mas os tempos estão mais difíceis até para o hatch, que teve 47 mil unidades licenciadas no primeiro trimestre. Um recuo também da ordem de 30% sobre as 55 mil negociadas em igual período do ano passado, enquanto a queda média do mercado de automóveis e comerciais leves ficou em 8,1% no período.

Apesar disso, segue com larga vantagem sobre o segundo colocado, que, para sorte da Chevrolet, é outro de seus modelos: o Onix Plus. O sedã tem acumulados no ano 24,5 mil emplacamentos, 6,7 mil somente no mês passado.

Na terceira colocação aparece o Ford Ka, com 22,6 mil licenciamentos no ano e 7,1 mil em março, seguido pelo Hyundai HB20, com 22 mil unidades no trimestre, 7 mil das quais no último mês.

Chama a atenção entre os modelos mais vendidos o desempenho do Fiat Argo. O hatch da Fiat teve quase 6,1 mil emplacamentos em março, seu melhor resultado mensal no ano — 4,8 mil em janeiro e 5,9 mil em fevereiro —, e perto de 16,8 mil unidades no primeiro trimestre, acima até dos 16,2 mil lincenciamentos de igual período de 2019. Correu assim, na contramão do mercado.

LEIA MAIS

→ Vendas despencam e março tem pior desempenho em 14 anos

OS DEZ MAIS VENDIDOS jan-mar (em mil unidades)

VeículosUnidades
Chevrolet Onix47,7
Chevrolet Onix Plus24,5
Ford Ka 22,6
Hyundai HB2022,0
VW Gol
17,6
Fiat Argo16,8
Renault Kwid16,7
Fiat Strada15,4
VW Polo14,9
10°Jeep Renegade14,2
Fonte: Fenabrave

Foto: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!