Indústria

Volume de carga movimentada por rodovias cai 44% no País

Dado resulta de monitoramento da NTC&Logística após quatro semanas desde o início das medidas restritivas contra a Covid-19

Levantamento do Departamento de Custos Operacionais da Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística, NTC&Logística, aponta que o volume de transportada sofreu um declínio de 43,9%.

O resultado faz parte de apuração diária realizada desde o dia 16 de março, início das medidas restritivas em estado e munícipios para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus com mais 50 empresas transportadoras rodoviária de carga de diversos tamanhos, o que representa quase a totalidade do segmento.

“É uma situação que preocupa, principalmente porque a cada semana estamos vendo esse número aumentar e sabemos o quanto de fato vem causando prejuízos ao setor”, diz em nota Francisco Pelucio, presidente da associação. “Estamos torcendo para que a retomada aconteça, mesmo que aos poucos, dando atenção às devidas precauções de higiene para manter a saúde de todos os envolvidos.”

De acordo com os dados, o transporte de cargas fracionadas, aquelas de pequenos volumes, que respondem pelo abastecimento de distribuidores, comércio em geral ou centros comerciais ou ainda entregas a pessoas físicas, registrou recuo de 46,3% até o momento, sendo as lojas de rua as mais prejudicadas com queda (58,4%).

Já as chamadas cargas lotação ou fechadas, que ocupam toda a capacidade do veículo, fretes utilizados pelas indústrias e pelo agronegócio, anotaram declínio de 41,8%. A demanda pelo transporte na atividade automotiva, segundo o levantamento, foi a que mais sofreu impacto negativo, de 64,1%, seguido pela Linha Branca (55,6%) e combustíveis (50,3%).

Os estados que apresentaram maior queda na variação são Bahia (55,8%), seguido do Mato Grosso do Sul (55,7%), Pernambuco (55%) e Pará (54,4%). Outras 14 regiões sofreram queda significativa.

A pesquisa completa aqui.


Foto: CNT/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Goiânia avança na requalificação do transporte com Marcopolo e Volvo

Sistema da Região Metropolitana ganha por 21 unidade de ônibus elétricos articulados e biarticulados

% dias atrás

Baterias íon-sódio ganharão mais participação nos elétricos chineses

Tecnologia é alternativa mais barata à química íon-lítio, hoje predominante

% dias atrás

América do Sul é a região de maior expansão do Grupo VW no mundo

Com Brasil na liderança e vendas totais de 569.174 unidades, expansão em 2025 sobre 2024…

% dias atrás

Brasil é o décimo mercado da Toyota, maior montadora mundial

Empresa vendeu 11,3 milhões de veículos em 2025, 4,6% a mais do que no ano…

% dias atrás

Fim da prova de baliza vai facilitar obtenção da CNH

Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra

% dias atrás

Carro híbrido estreia no Top 10 dos seguros mais acessíveis no País

Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista

% dias atrás