Em assembleias virtuais, realizadas na segunda-feira, 20, e terça-feira, 21, os funcionários de todas as fábricas e escritórios da Volkswagen do Brasil aprovaram proposta de redução de 30% da jornada de trabalho sem impacto no valor líquido dos salários.

Segundo montadora, o acordo permite desconto de 30% no valor do salário bruto do empregado, mas a partir da adoção de critérios da medida provisória 936 será possível obter o complemento de renda, parte paga pelo governo e parte pela Volkswagen.

A empresa informa ainda que também foi aprovada a postergação para dezembro de 2020 de 20% da primeira parcela de PLR, Participação nos Lucros e Resultados. Todos os empregados horistas e mensalistas das quatro fábricas (São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, em São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná), assim como os do Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo, SP, e escritórios regionais são impactados pelas medidas pelos próximos 90 dias.

“Os efeitos provocados pela pandemia do novo coronavírus levaram a VW a aplicar novas medidas de flexibilidade previstas em acordo coletivo de trabalho, negociadas em parceria com os sindicatos de todas as nossas operações no País”, comenta reforça Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina. “Temos o compromisso de proteger o emprego e evitar demissões, além de garantir a sustentabilidade do nosso negócio.”

Outras montadoras já seguiram por esse mesmo caminho, utilizando a MP 936 para suspender contratos de trabalho e reduzir jornada. As reduções salariais variam de empresa para empresa e, quando aplicadas, envolvem índice menor de perda para quem ganha menos.

LEIA MAIS

VW estuda novas medidas de flexibilização da mão de obra

GM fecha acordo de lay-off com redução de salário

Toyota adia retomada da produção para junho

CNH Industrial também negocia suspensão da produção


Foto: Divulgação/VW

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!