Mercado

Vendas de veículos pesados despencam 59% em abril

O segmento de ônibus como o mais afetado na crise, com queda de 78%

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus começa a se apresentar nos volumes de emplacamentos de maneira mais incisiva. Balanço consolidado pela Fenabrave divulgado na segunda-feira, 4, registra uma queda 58,9% nas vendas de caminhões e ônibus em abril, para 4,3 mil unidades emplacadas, ante 10,6 mil veículos pesados entregues no mesmo mês do ano passado.

No primeiro quadrimestre, os 29,8 mil caminhões e ônibus negociados representaram um recuo de 21,7%.

Por categoria, as vendas de caminhões em abril registraram um declínio de 53,9% com apenas 3,9 mil unidades emplacadas, patamar de vendas de 26 anos atrás, segundo nota da Fenabrave Há um ano, no mesmo mês, os emplacamentos chegaram a 8,4 mil caminhões.

De janeiro a abril, o mercado transportador de carga absorveu 24,1 mil unidades, queda de 19,2% em relação ao primeiro quadrimestre de 2019.

O segmento de ônibus registra desempenho ainda mais negativos. No mês passado, foram emplacados somente 460 unidades, volume 78,5% inferior ao anotado em abril de 2019, de pouco mais de 2,1 mil ônibus.

Nos primeiros quatro meses do ano, as vendas chegaram a 5,7 mil ônibus contra 8,3 mil registrados no mesmo período do ano passado, queda de 31%.

LEIA MAIS

→Fenabrave pleiteia reabertura imediata das concessionárias

→Venda de caminhões já registra declínio de 5% no trimestre

→Mercado de comerciais pesados encerra o bimestre em queda de 1,4%7


Foto:

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás