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Paccar Parts aumenta capacidade de atendimento

Empresa investe R$ 200 milhões em novo centro de distribuição de peças em Ponta Grossa (PR)

A Paccar Parts, empresa do Grupo Paccar, do qual a DAF pertence, inaugurou na quinta-feira, 23, um novo centro de distribuição de peças em Ponta Grossa (PR). O empreendimento demandou em torno de R$ 200 milhões de investimento, metade para erguer prédio e equipamentos, e o restante em estoque de peças.

O novo local, o décimo-oitavo da rede global e o segundo na América Latina depois do Panamá, aumenta em seis vezes a capacidade de armazenamento de peças em relação ao antigo espaço para mais de 50 mil locações, além de alcançar 99% a disponibilidade de componentes para as atuais 32 concessionárias DAF no País e outros pontos de vendas.

“O centro agora segue em um processo de evolução para atender a atual e a futura demanda. Iniciamos com 9 mil códigos e devemos fechar o ano com 20 mil parts numbers. Da mesma maneira, começamos com vagas de emprego para oito pessoas e chegaremos a ter 50, quando todas as locações estiverem ocupadas”, conta Carlos Tavares, diretor da Paccar Parts Brasil.

Crescimento da marca multimarca TRP

Segundo o executivo, o novo centro se apresenta como parte importante para o crescimento da DAF no Brasil. A fabricante almeja 10% de participação no mercado de caminhões pesados, categoria na qual participa no País – encerrou o primeiro semestre com 9% ao entregar 1,7 mil unidades – bem como reforça vendas de peças multimarca TRP.

“As peças originais DAF estão conectadas com o aumento da circulação dos caminhões a marca e de produção, hoje em 20 unidades por dia”, argumenta Tavares. “Por outra frente, a TRP tem crescido três dígitos ao ano com participação média de 37% nas vendas de peças.”

O diretor lembra que a marca de peças multimarca da empresa começou com filtros, cresceu com ofertas de linhas de componentes para manutenção e, até o fim do ano, começará a oferecer peças de reparo para motor e transmissão.

Rede exclusiva

“A linha TRP tem peças para todas as marcas de caminhão que atuam no País. Especialmente agora, as que servem para os Ford têm se destacado devido ao fim da operação e eventuais migrações de concessionários para a rede DAF”, adiantando que iniciou processo de abertura de lojas exclusivas da TRP com a inauguração da primeira unidade em Esteio (RS), em janeiro. “Temos programação para mais duas até o fim do ano para região Nordeste.”

O aprimoramento da operação de distribuição de peças se deve ainda à tecnologia empregada nos processos. No centro, 60% das peças são importadas. Para se antecipar à demanda e não deixar faltar componentes, ferramenta chamada MDI proporciona visão dos estoques na rede, permitindo planejamento de cinco semanas à frente.

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Décio Costa

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