Attivi Express atuará em corredor expresso em projeto com a BYD e a prefeitura de São José dos Campos

A Marcopolo apresentou nova carroceria articulada exclusiva para uso em chassi de propulsão elétrica. Para aplicação urbana, a Attivi Express começará inicialmente a equipar o chassi D11B, da BYD. Os ônibus atuarão na chamada Linha Verde, projeto de corredor expresso da prefeitura de São José dos Campos (SP) para veículos leves sobre pneus.
Segundo a encarroçadora, o desenvolvimento ocorreu em tempo recorde e os testes de homologação deverão começar até fim deste ano. A Attivi Express tem 22 metros de comprimento capacidade para 168 passageiros, – 60 sentados e 108 em pé – sistema de iluminação de LED e equipamentos inéditos, como conjunto de câmeras em substituição aos espelhos retrovisores, o que permite eliminar pontos cegos.
No interior traz dois monitores de 15,6 polegadas instalados no teto, rádio autofalantes internos e sistema de monitoramento por câmeras. As portas são tipo pantográficas de duas folhas com maior vão livre e sistema antiesmagamento. O veículo ainda tem poltronas estofada com apoio de cabeça e tomadas USB, além de rampas e espaço exclusivo para cadeirantes.
Tecnologias de biossegurança
A nova carroceria terá também pacote BioSafe, no qual assentos, balaústres e corrimãos contarão com aditivos antimicrobianos para garantir a desinfecção das partes de contato com as mãos. Um sistema de luz ultravioleta (UV-C) de desinfecção ainda agirá no ar-condicionado.
Acionado por conjunto de baterias de fosfato ferro lítio, o chassi D11B entrega autonomia de 250 km. O projeto de São José dos Campos prevê um corredor de 20 km que ligará as regiões Sul e Leste da cidade, a mais populosas. Marcopolo e BYD fornecerão 12 para a operação, com previsão de entrega a partir de março de 2021.
LEIA MAIS
Totem de check-in da Marcopolo aumenta biossegurança em ônibus
Marcopolo estuda adoção de grafeno em suas carrocerias
Fotos: Marcopolo/Divulgação
Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos
O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…
Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…
Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…
Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…
Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo