Sem revelar a meta de cortes, a General Motors confirmou nesta quinta-feira, 13, a abertura de PDV, Programa de Demissão Voluntária, na fábrica de São Caetano do Sul, SP. A proposta também foi feita para os metalúrgicos de São José dos Campos, SP, mas ainda não foi votada localmente.

Além de salários extras, a proposta de PDV inclui um modelo Onix para quem aderir ao programa e tiver mais de 10 anos de contrato. Os funcionários da planta do ABC paulista aceitaram também a prorrogação do layoff  para os que já estão afastados da produção por meio desse regime, mesma medida aprovada pelos metalúrgicos de Gravataí, RS, e Joinville, SC, onde são produzidos motores.

LEIA MAIS

GM propõe PDV e quer estender layoff em S. J.dos Campos

Cresce ritmo de demissão nas montadoras

Toyota propõe redução de 25% da jornada em Sorocaba

Em nota divulgada nesta quinta-feira, 13, a GM lembrou que desde o início das medidas de isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo e suas implicações econômicas, “a empresa vem tomando uma série de medidas para, nesta ordem, proteger a saúde e segurança de seus empregados, fornecedores e parceiros, preservar empregos e garantir a sustentabilidade do negócio”.

Dentro deste contexto, a empresa vem utilizando mecanismos como redução de custos, postergação de investimentos, banco de horas, férias coletivas, redução de jornada com redução salarial e layoff. As especificidades de cada operação, segundo a montadora, estão sendo tratadas com os respectivos sindicatos.

Com 18 mil funcionários em todas as suas operações brasileiras, a prorrogação do layoff até novembro, com possibilidade já aprovada de se estender até abril do ano que vem, envolve perto de 3 mil trabalhadores.


Foto: Divulgação/GM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!