Vendas atingiram 183,4 mil unidades, alta de 5,1% sobre julho. No acumulado do ano, no entanto, a queda chega a 31,2%.

Com um total de 183.421 emplacamentos em agosto, o mercado de veículos, incluindo leves e pesados, manteve a trajetória ascendente iniciada em maio, após o setor atingir o fundo do poço em abril, com apenas 55,7 mil licenciamentos em função das medidas de isolamento impostas pela Covid-19,
O resultado do mês passado representou crescimento de 5,1% sobre julho, quando as vendas atingiram 174,5 mil veículos, volume 31,4% superior ao de junho (132,8 mil). O melhor resultado deste ano ainda é o de fevereiro, com 201 mil unidades comercializadas, visto que em março o mercado caiu para 163,6 mil já por conta dos reflexos da chegada da pandemia no País.
No acumulado dos oito primeiros meses do ano a indústria automotiva vendeu 1.166.732 mil veículos, uma queda de 31,2% sobre o total de 1.694.788 do mesmo período de 2019. No comparativo de agosto deste ano com idêntico mês do ano passado o recuo é de 24,5%.
Divulgados por uma fonte da rede de concessionárias, os dados retratam números fornecidos pelo Renavam. Apenas nesta terça-feira, 2, a Fenabrave divulgará o balanço oficial da entidade, com detalhes sobre ranking das marcas e também dos modelos, assim como a participação dos negócios no atacado e no varejo.
A mesma fonte, no entanto, adianta que a Volkswagen teria voltado a liderar o mercado de automóveis e comerciais leves em agosto – repetindo, assim, desempenho de julho -, com a Fiat ocupando a vice-liderança no mês. A General Motors, que no ano passado e no primeiro semestre deste ano se manteve na liderança, teria caído para a terceira colocação.
LEIA MAIS
→Nova lei para PcD deve acelerar venda desses modelos este ano
→Em julho sobre junho, montadoras ampliam vendas em 31,4%
A marca que representa os produtos Chevrolet estaria sem produtos para entregar ao público PcD (Pessoas com Deficiência), que tem tido participação expressiva na melhoria do mercado de maio para cá. O anúncio de mudanças na legislação que estabelece incentivos para esse público a partir de janeiro, com redução significativa no número de doenças contempladas nos benefícios, justifica, segundo os executivos do setor, o aumento da demanda no segmento.
Foto: Divulgação/VW
Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos
O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…
Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…
Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…
Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…
Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo