Indústria

“Apenas os mais ágeis com espírito darwiniano sobreviverão”

CarlosTavares, CEO nomeado da Stellantis, antevê mais consolidações na indústria automobilística

Carlos Tavares, atual CEO da PSA  não enxerga outro cenário para a indústria automobilística mundial a não ser um maior número de consolidações entre montadoras no transcorrer dos próximos anos. “Apenas os mais ágeis com espírito darwiniano sobreviverão”, afirmou o executivo, nesta segunda-feira, 16, durante forum do setor organizado pela agência de notícias Reuters.

Em videoconferência, o executivo apontou, particularmente, a necessidade de grandes investimentos no desenvolvimento e produção de veículos elétricos como o principal fator a incentivar fusões e parcerias globais entre os fabricantes de veículos. Do contrário, ponderou, alguns não sobreviverão na próxima década.

Nesse sentido, o grupo francês parece já estar em pleno processo de execução do roteiro de sobrevivência defendido por Tavares. Desde a ascensão do português à liderança de suas operações globais, em 2013, a PSA comprou e recuperou a Opel-Vauxhall — até então deficitária nas mãos da GM — e desde o fim do ano passado encaminha passo bem mais abrangente.

Até o fim do primeiro trimestre de 2021, deve estar constituída a Stellantis, fusão exatamente da PSA com a FCA, Fiat Chrysler Automobile. A nova empresa congregará 14 marcas e operações produtivas na Europa, Américas e Ásia, todas sob o comando do próprio Tavares, já nomeado  CEO da  futura quarta maior fabricante mundial de automóveis e comerciais leves.

Mas, nesta segunda-feira, Tavares fez questão de frisar que uma das principais tarefas que o aguarda no novo conglomerado é melhorar o desempenho na China, o maior mercado automotivo mundial.

“Nenhuma montadora global pode se dar ao luxo de não estar no maior mercado automotivo do mundo”, enfatizou.

LEIA MAIS

→ PSA implanta projeto piloto de home office

→ FCA e PSA revelam logotipo da Stellantis


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Importação de carros chineses cresce 61% e a de argentinos cai 30%

Presidente da Anfavea destaca movimento inverso e chama a atenção para estoque de 172 dias…

% dias atrás

Exportações de veículos começam 2026 com o pé no freio

Principal mercado dos produtos brasileiros, Argentina reduziu compras

% dias atrás

Eletrificados têm fatia recorde, mas com maior presença dos nacionais

Participação chegou a 16,8% em janeiro, com 35% das vendas concentradas em híbridos brasileiros

% dias atrás

Produção de caminhões recua 15% em janeiro a espera do impulso do Move Brasil

Programa promete aquecer o ritmo ao registrar R$ 1,3 bilhão em crédito aprovado em apenas…

% dias atrás

Montadoras desaceleram produção neste início de ano

Apesar da inclusão de unidades CKD/SKD, o total de 159,6 mil veículos fabricados é 12%…

% dias atrás

Produção de chassi de ônibus inicia ano em ritmo estável

Segmento aguarda nova licitação para o Caminho da Escola

% dias atrás