A ZF conseguiu economiar cerca de 20% da energia que consome em sua planta de Limeira, SP, com adoção do programa Green Dot de conservação ambiental. A multinacional, que diz ter alcançado resultados significativos também em outras cinco fábricas paulistas, estima que esse índice deve ser mantido e até aumentado  daqui para frente.

Desenvolvido pela equipe de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da ZF, o Green Dot — ponto verde, em português — é simples: por meio de  lembrfetes adesivos, a empresa alerta os funcionários sobre procedimentos que ajudam a reduzir o consumo.

Os lembretes sugerem, por exemplo, apagar a luz em um ambiente sem utilização ou deixar uma máquina em stand by no horário de almoço, em vez de deixá-la ligada.

“É bem simples, mas com resultados tanto em áreas administrativas como fabris”, enfatiza  Sildson Corrêa,  gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança, área que concebeu o programa.

Além dos alertas por meio de adesivos nos equipamentos,  o programa engloba campanhas de conscientização períodicas  por meio de comunicados internos e orientações diretas.

LEIA MAIS

→ ZF lança plataforma inteligente de frenagem para semireboques


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!