A fabricante chinesa BYD fez entrega de 470 ônibus 100% elétricos para a cidade de Bogotá, capital da Colômbia. Trata-se da maior frota de ônibus movidos a bateria na região da América Latina.

Um primeiro lote de 120 unidades começa a operar em 26 dezembro próximo em nove linhas da cidade. O restante está planejado para começar a atuar em outras 30 rotas ao longo do primeiro trimestre de 2021. Quando todos os ônibus estiverem em operação, mais 302 mil usuários do sistema de transporte público de Bogotá serão atendidos diariamente.

As entregas incluem modelos de 12 e 9 metros, com capacidade para 80 e 50 passageiros, respectivamente. Os modelos levam de 1,5 a 2,5 horas para carregar totalmente e ultrapassam 300 quilômetros de autonomia com uma única carga, suficiente para cobrir a média de 260 quilômetros diários das operações na cidade.

Segundo cálculo da fabricante, em comparação com os ônibus a diesel, a frota de ônibus 100% elétricos deixará de emitir 12.500 toneladas de dióxido de carbono e 2,5 toneladas de material particulado a cada ano.

Os ônibus foram produzidos pelas fábricas de ônibus da BYD em Nanjing e Hangzhou e, depois, enviados para o porto de Buenaventura, na costa colombiana do Oceano Pacífico.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!