Emplacamentos cresceram 0,77% e Anfir projeta avanço de 8% em 2021

A indústria de implementos rodoviários não pode reclamar de 2020. Enquanto outros setores do transports amargaram recuos de até dois dígitos, os emplacamentos desses equipamentos tiveram ligeira elevação com relação a 2019.
No ano passado foram negociados no Brasil 122 mil implementos, 0,77% a mais. “O resultado mostra como o mercado reagiu em alguns segmentos, o que resultou na estabilização das perdas de forma geral”, analisa Norberto Fabris, presidente da Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
O bom desempenho de setores como agronegócio, responsável por mais de 40% dos negócios de implementos pesados, construção civil, com a retomada de lançamentos residenciais e obras de infraestrutura, e transporte de remédios e alimentos foi apontado como principal fator da recuperação da indústria, na avaliação da entidade.
O segmento de reboques e semirreboques respondeu por pouco mais da metade das vendas, com 67 mil unidades, 6% a mais do que o volume apurado em 2019. Já as carrocerias sobre chassis, mais ligadas às atividades de distribuição, ainda se mantiveram em curva descendente e recuaram 5%, somando 54,5 mil unidades negociadas.
O presidente da Anfir espera um resultado ainda superior em 2021 para o setor, com a recuperação de outros segmentos que não apenas o de reboque e semirreboques.
“A expectativa é que mais segmentos se juntem a esses pilares da recuperação do setor e também reajam positivamente. Esperamos registrar em 2021 crescimento entre 8% e 10%”, aponta o dirigente.
Foto: Divulgação
Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos
O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…
Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…
Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…
Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…
Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo