Medida atinge o segundo turno de uma das linhas de Betim, abrangendo 600 trabalhadores

Sem revelar os modelos que terão a oferta reduzida pela medida, a Fiat confirmou a concessão de férias coletivas de 10 dias para o segundo turno de um das três linhas de produção instaladas em Betim, MG. A parada começa nesta quarta-feira, 10, e o retorno está programado para a segunda-feira, 22.
O problema é a falta de componentes e matérias-primas, principalmente semicondutores e aço. A Fiat alega questões estratégicas para não identificar os produtos que serão atingidos. As férias coletivas abrangem menos de 600 funcionários, perto de 10% do efetivo do complexo industrial mineiro.
Em nota, a Stellantis explica que “as férias no Polo Automotivo Fiat de Betim têm por finalidade adaptar o ritmo de produção na planta de Betim às condições atuais de volume e regularidade de fornecimento de componentes”. Lá são produzidos o Argo, Mobi, Dobló, Ducato Fiuorinho, Grand Siena e Strada.
No caso da picape, que ficou em segundo lugar no ranking dos automóveis e comerciais leves mais vendidos no Brasil, a oferta já vem aquém da demanda desde o final do ano passado. A Stellantis garante, no mesmo comunicado, que nenhuma outra planta do grupo está sendo afetada pela medida. “A empresa continuará em contato e em negociação com seus fornecedores para normalizar os fluxos de suprimentos”, conclui.
LEIA MAIS
→“Março é preocupante”, diz presidente da Anfavea
→Strada lidera o ranking dos veículos mais vendidos no País
→Fiat inicia campanha do novo SUV da marca
Duas outras fábricas anunciaram paralisações por causa da falta de semicondutores. A General Motors, em Gravataí, RS, onde produz o Onix, e a Honda em Sumaré, SP, responsável pela fabricação do Fit. Na coletiva de imprensa da semana passada, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, alertou para o risco de outras montadoras pararem por falta de peças.
Foto: Divulgação/Fiat
Transporte público coletivo
Vitor Leme que seguirá à frente da unidade de negócios focada no varejo físico,
Cortes atingirão especialmente as áreas de pesquisa e desenvolvimento
Entidade representa 118 mil oficinas espalhadas pelo Brasil
Ação contempla os modelos NX 450h+Plug In, NX 350h F-Sport e NX 350h Luxur
Será a versão 4x4 do SUV T2, que chega ao País primeiro na configuração 4x2,…