Indústria

Fabricantes de motos fecham acordo para padronizar baterias

Consórcio da Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha, no Japão, visa definir padronização internacional para esses veículos

Apartir de consórcio estabelecido em abril de 2019, quatro fabricantes de motocicletas do Japão – Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha – acabam de fechar acordo para a padronização de baterias substituíveis e sistemas de troca em motos elétricas. O objetivo principal é ampliar o uso desse tipo de veículo no país asiático.

Parte das especificações comuns acordadas estão em conformidade com o artigo técnico TP21003 da Sociedade de Engenheiros Automotivos do Japão, publicado no último dia 19. O consórcio irá conduzir as verificações técnicas e a padronização do uso mútuo de baterias substituíveis com base nas normas estabelecidas pela entidade.

A busca por uma solução que garantisse maior autonomia dos veículos e redução no tempo de carga foi tema central no consórcio desde a sua instituição.

Seus participantes vinham cooperando desde o ano passado com os testes de campo “e-Yan Osaka”, conduzidos pelo subcomitê de promoção de motocicletas elétricas da Associação de Fabricantes Automotivos do Japão, em colaboração com a prefeitura local e a corporação da Universidade Nacional de Osaka.

LEIA MAIS

Triumph terá motos elétricas

Com a Honda, serão nove as montadoras sem produzir no País

O objetivo é um trabalho conjunto entre todos os envolvidos para que o Japão possa oferecer as soluções para a definição de uma padronização internacional no âmbito das motos elétricas.

“A conquista deste acordo para a padronização de baterias de uso comum só foi possível graças ao trabalho conjunto, nos últimos dois anos, das quatro fabricantes japonesas de motocicletas”, afirma Noriaki Abe, diretor global das operações de Motocicletas da Honda Motor. “Agradeço a todos os associados do consórcio e à Sociedade de Engenheiros Automotivos do Japão por sua compreensão e suporte”.

O executivo diz que ao mesmo tempo em que trabalham em cooperação para construir um ambiente que permita o uso mútuo da bateria com base em nosso acordo, as montadoras participantes do consórcio continuarão competindo entre si para desenvolver produtos atraentes que atendem às necessidades de seus clientes.

“Por meio de nossos esforços de cooperação e competição, vamos trabalhar para a adoção generalizada de motocicletas elétricas para concretização de uma sociedade sustentável”, concluiu Abe.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Fim da prova de baliza vai facilitar obtenção da CNH

Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra

% dias atrás

Carro híbrido estreia no Top 10 dos seguros mais acessíveis no País

Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista

% dias atrás

Nova portaria do Mover alia Brasil às tendências globais

Regulamentação complementar dispõe sobre procedimentos a serem observados para as metas de eficiência energética

% dias atrás

Maru Escobedo assume BMW Group na América Latina

Executiva responderá interinamente pela operação brasileira até a nomeação de seu substituto

% dias atrás

Jeep Compass ganha motor Hurricane Turboflex 2.0

Versão Blackhawk Flex custa R$ 274.290 e entrega 272 cv de potência

% dias atrás

Grupo Redentor renova a frota com 109 ônibus da Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás