Dados consolidados pela Adefa, associação que representa as fabricantes de veículos na Argentina, mostram que a produção local experimentou um crescimento de 35,3% no acumulado do primeiro trimestre, para 89,2 mil automóveis e comerciais leves ante 65,9 mil unidades produzidas no mesmo período do ano passado.

Somente em março, saíram das linhas de montagem 43,1 mil veículos, volume 125,9% superior ao anotada um ano antes, quando contabilizou 19,1 mil unidades. Cabe lembrar que no terceiro mês de 2019, a indústria argentina teve apenas de 19 dias de atividades antes início do fechamento de fábricas para conter o avanço da pandemia da Covid-19, medida que se prolongou por quase 60 dias. No confronto com fevereiro (21,8 mil veículos), o crescimento foi de 97,9%.

“A atividade do setor registra níveis interessante e estamos muito otimistas com o desempenho dos próximos”, afirmou em nota Daniel Herrero, presidente da Adefa. “Apesar disso, não podemos relaxar com os cuidados e seguimos rigorosamente com todos os protocolos de saúde para minimizar os riscos devido ao avanço do coronavírus registrado em nosso país”, acrescentando que acompanha de perto os acontecimentos internacionais e regionais, em virtude da “possibilidade de que possa ter impacto no setor”.

Nas exportações o desempenho também foi positivo. De janeiro a março, a indústria argentina embarcou 49,3 mil veículos, volume 21,2% superior ao anotado no primeiro trimestre de 2020, de 40,7 mil automóveis e comerciais leves. As remessas representaram 55% do total produzido e o Brasil, o principal destino, recebeu no período pouco mais de 30 mil unidades, participação de 60,9% nos envios da Argentina.

Os embarques apenas de março somaram 22,3 mil veículos, alta de 60,8% em relação há um ano, quando partiram do país vizinho 13,9 mil unidades. Na comparação com fevereiro (15 mil veículos), as remessas aumentaram 48,7%.

Por fim, as vendas no atacado apresentaram alta de 20,2% nos três primeiros meses do ano. De janeiro a março, a indústria faturou para as concessionárias 86,3 mil veículos ante 71,8 mil absorvidos pela rede um ano antes.

As vendas isoladas de março somaram 32,3 unidades, 21,3% a mais que as entregas de fevereiro (26,6 mil veículos) e 71% acima do volume do mesmo mês do ano passado, de 18,9 mil unidades.

LEIA MAIS

→Produção de veículos na Argentina perde fôlego em fevereiro

→Indústria argentina começa a debater futuro com o governo


Foto: Volkswagen/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!