As entregas de automóveis na Europa no primeiro trimestre somaram pouco mais de 3 milhões, bem próximo ao volume apurado no acumulado dos três primeiros meses do ano passado, mas com pequeno aumento de 0,9%. De acordo relatório da Acea, associação que reúne as fabricantes de veículos na região, apresentado na sexta-feira, 16, apesar das quedas acentuadas durante os primeiros dois meses do ano, 25,7% em janeiro e 20,3% em fevereiro, o desempenho de março compensou a tendência negativa.

Somente no mês passado, os consumidores europeus absorveram 1,3 milhão de automóveis novos, forte alta de 65,7% em relação a março de 2020, quando os registros alcançaram 853 mil unidades. O resultado, por óbvio, se deve a uma base de comparação muito baixa devido ao impacto das necessárias medidas de restrições contra o avanço da Covid-19 adotadas por diversos países.

Muitos mercados registraram em março crescimento de três dígitos, casos da Itália, que apurou vendas 497,2% maiores, da França, com crescimento de 191,7% e a Espanha, onde as entregas aumentaram 128%. Na Alemanha, o principal mercado da região, anotou alta de 35,9%.

Na disputa das fabricantes, o Grupo Volkswagen segue na liderança e a Stellantis em segundo lugar. No encerramento dos três primeiros meses, no entanto, as vendas das marcas da VW acumularam queda de 3,8%, com 771,8 mil automóveis, enquanto o desempenho da recém-criada corporação registrou alta de 7,4%, ao computar 669,6 mil unidades.

O Grupo Renault, na terceira posição, contabilizou vendas de 260,2 mil automóveis no acumulado do ano, volume 3% inferior ao registrado um ano antes. As três principais fabricantes de veículos da Europa que compõem o pódio representaram ao fim dos três primeiros meses do ano de 55% no total das vendas de automóveis na região, com participações de 25%, 21,7% e 8,4%, respectivamente.

LEIA MAIS

→Stellantis já ameaça liderança do Grupo Volkswagen na Europa

→ Mercado de automóveis segue em forte declínio na Europa


Foto: Acea/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!