O início da produção está previsto apenas para o último trimestre de 2021, mas a Mercedes-Benz fez questão de, nesta quarta-feira, 30, celebrar a estreia mundial do eActros, seu primeiro caminhão elétrico fabricado em larga escala. O modelo, destinado a serviços de distribuição, será montado na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha.

Maior planta de caminhões da Mercedes-Benz Trucks, a unidade recebeu várias alterações em seus processos produtivos nos últimos meses, inclusive com a implantação de uma nova linha de montagem. O eActros será vendido inicialmente na própria Alemanha e em outros onze países da Europa. A Mercedes-Benz, contudo, já antecipa que oferecerá o novo caminhão em outros mercados logo na sequência.

Apresentado como conceito em 2016 e desde 2018 em testes com clientes, o caminhão tem três ou quatro grupos de baterias, cada um com capacidade energética de cerca de 105 kWh. A capacidade máxima da bateria, com 420 kWh, garante autonomia de até 400 quilômetros.

O veículo dispõe de um eixo elétrico com dois motores elétricos integrados e transmissão de duas velocidades. Os motores  desenvolvem potência contínua de 330 kW a 400 kW e há sistema de regeneração de energia nos freios, que a envia novamente para o sistema de propulsão.

O eActros pode ser recarregado com até 160 kW. Quando conectado a uma estação de recarga normal de 400A DC, as três baterias precisam de pouco mais de 1 hora para carregar de 20% a 80% de sua capacidade, calcula a Mercedes-Benz. Pelo sistema multimídia interativo do caminhão, o motorista acompanha o nível de carga das baterias, a autonomia restante, o consumo imediato e médio de energia.

Anúncio

O caminhão estará integrado a um ecossistema de consultoria e serviços digitais para aumento de sua utilização e otimização do custo total de propriedade. Dentre os muitos recursos e ferramentas digitais, o motorista ou a empresa pode, por exemplo, estabelecer um perfil de uso realista e mais eficiente baseado em planos de rota já existentes de um cliente.

Os sistemas de segurança são outros destaques do eActros. Dispostivos são capazes de identificar possibilidade de colisões laterais e, neste caso, ‘isolam” as baterias do restante do veículo — o próprio motorista tem a opção desligar a alta voltagem a qualquer momento de dentro da cabine. Já o AVAS, sistema de alerta acústico, se incumbe de “avisar” outros motoristas, pedestres e ciclistas de que o eActros está trafegando perto.

O caminhão tem ainda assistente de ponto ceg  e de frenagem automática que detecta até pedestres, dentre vários outros recursos tecnológicos.

“O eActros e seus serviços dedicados são um grande passo para a Mercedes-Benz Trucks e para os clientes rumo ao transporte livre de emissões de CO2″, enalteceu Karin Rådström, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e responsável pela Mercedes-Benz Trucks.


Foto: Divulgação