Mercado

Concessionárias têm apenas 67,7 mil carros em estoque

Com falta de produtos, desempenho das vendas de veículos leves em julho foi o pior para o mês desde 2005

Osetor automotivo segue em franca recuperação, mas a oferta das montadoras continua bem abaixo da demanda e, com isso, as concessionárias não conseguem repor estoque para evitar as filas de espera hoje existentes no mercado. Devido à falta de produtos, o desempenho do segmento de veículos leves no mês passado representou o pior julho desde 2005.

O estoque na rede, segundo a Fenabrave, está em níveis criticamente baixos. Segundo Marcelo Franciulli, diretor executivo da entidade, as concessionárias têm apenas 67,7 mil carros e comerciais leves em seus pátios, o equivalente a 11 dias de venda. “O normal é volume próximo a 30 dias de venda ou pelo menos 20 dias”, comenta.

Há filas de espera para vários modelos de diferentes marcas, com prazos que chegam a 120 dias, como é o caso da Fiat Strada. A falta de produtos decorre dos gargalos nas linhas de produção provocados pela escassez de peças e componentes, principalmente semicondutores.

O problema é mundial e como o mercado europeu e norte-americano estão superaquecidos, as montadoras podem estar priorizando a entrega em mercado que consomem produtos de maior valor agregado em detrimento dos que oferecem modelos mais acessíveis, aqueles considerados de entrada.

As vendas de automóveis e comerciais leves limitaram-se a 162,4 mil unidades em julho, volume 4,2% inferior ao do mês anterior (169,6 mil). Enquanto o mercado de automóveis retraiu 7,3%, para 123,7 mil unidades, o de comerciais leves cresceu 7%, para 38,8 mil unidades. Nesse caso, segundo a Fenabrave, há menor dependência dos componentes eletrônicos.

LEIA MAIS

Vendas diárias de julho foram as piores dos últimos 12 meses

Fiat e Strada consolidam liderança no acumulado até julho

Vendas de caminhões avançam 21% em julho

“Esse bom momento poderia ser estendido às vendas de automóveis caso houvesse disponibilidade de produtos”, comenta o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior. “Com o avanço da vacinação, a economia está, aos poucos, retornando à normalidade e há boa oferta de crédito, com um nível de aceitação de proposta de 7 para cada 10 enviadas aos bancos”.

Na sua avaliação, as projeções de crescimento para este ano poderiam ser revistas para cima não fosse a escassez de produtos nas concessionárias. Por enquanto a entidade mantém estimativa divulgada em junho de 10,7% de expansão para o mercado de veículos leves, para 1,95 milhão de unidades.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Ford espera faturar por volta de R$ 150 milhões com veículos da Agrishow 2024

Cifra corresponderá a aumento de 50% a 60% nas vendas em relação ao ano passado

% dias atrás

VWCO impulsiona negócio de locação na Agrishow 2024

Montadora vende 1,3 mil caminhões pesados para a LM Mobilidade e torna o negócio exclusivo…

% dias atrás

Nissan aproveita Agrishow para sustentar embalo de vendas da Frontier

Picape vendeu 40% a mais nos três primeiros meses de 2024 e tem descontos de…

% dias atrás

Marcos Bento segue presidindo a Abraciclo

Reeleito, novo mandato começa 1º de maio

% dias atrás

GM encerra produção na Colômbia e no Equador

No primeiro caso, fábrica foi fechada na sexta-feira e empresa busca permissão para demitir 850…

% dias atrás

Governo do Espirito Santo adquire 75 caminhões Foton

A concessionária Contauto, de Serra,foi a vencedora da licitação

% dias atrás