Na expectativa de que o avanço do Plano Nacional de Imunização no País favoreça a retomada das viagens rodoviárias pelo País, o Grupo JCA iniciou o ano colocando em ação a renovação da frota de ônibus. A expectativa é de concluir o programa de substituições até o fim ano, totalizando a chegada de 217 novos veículos para as empresas 1001, Cometa e Catarinense.

A renovação dá continuidade a um salto de qualidade e em segurança no conjunto de veículos. Isso porque o Grupo, desde 2019, passou a adotar chassis que incorporam tecnologias semiautônomas. Agora não é diferente e, mais uma vez, parte dos ônibus possui o chamado ADAS, pacote de sistemas de segurança que funções como frenagem de emergência, controle adaptativo da velocidade de acordo com o veículo que vai à frente e leitura da faixa de rodagem.

“Estamos sempre atentos à renovação de frota para o aprimoramento dos nossos serviços. Mesmo neste período desafiador que vivemos, com tantas incertezas, optamos por investir em ônibus que ampliam não só o conforto, como também a segurança dos passageiros durante as viagens por meio de tecnologias avançadas de segurança”, resume Anuar Helayel, diretor da Unidade de Transporte de Passageiros do Grupo JCA.

Na renovação, a Viação Catarinense já recebeu 12 dos 24 modelos Busscar VisstaBuss Double Deck sobre chassi Scania K440. Os veículos têm 68 poltronas, das quais 16 da categoria semi-leito, instaladas no piso inferior.

A Viação Cometa recebeu 20 modelo Busscar El Buss 320L sobre chassi Volksbus 17.230 OD para serem aplicado em serviço de fretamento em Curitiba (PR). Já em São Paulo, outros 25 Busscar Vissta Buss 360L chegaram. Ao todo, a garagem da Cometa terá 111 novos ônibus, sendo 70 da Scania e 41 da Volkswagen.

No Rio de Janeiro, a AutoViação 1001 começou a operar 45 Busscar El Buss 320L sobre chassi Mercedes-Benz para o transporte intermunicipal. No total a empresa receberá 126 novos ônibus, sendo 65 com chassi da Scania, 45 com Mercedes-Benz e carroceria Busscar 320L e outros 16 com carroceria Caio Apache Vip V para aplicações urbanas.

A renovação do Grupo segue ainda com oito modelos Busscar 320L com chassi Mercedes-Benz e dois microônibus da Volkswagen com carroceria Marcopolo para a empresa Opção Fretamento & Turismo.

LEIA MAIS

JCA compra 140 ônibus Scania com sistema ADAS

Viação Cometa incorpora Scania com ADAS


Foto: Grupo JCA/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!