Mercado

Mercado de ônibus custa a apresentar recuperação

Vendas seguem em queda e devem encerrar 2021 com volume próximo do registrado no ano passado

Diferentemente do ambiente de negócios de caminhões, as vendas de ônibus seguem reprimidas. Conforme os dados da Fenabrave, apresentados na segunda-feira, 4, em setembro os licenciamentos somaram pouco mais de 1,1 mil unidades, volume que representou quedas de 28,4% em relação a agosto, com 1,6 mil emplacamentos, e de 24,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado, de 1,5 mil unidades.

Com o desempenho de setembro, o mercado encerra os oito primeiros meses com 13,6 mil ônibus emplacados. O volume do acumulado ao menos registrou alta de 4,4% em relação ao de um ano atrás, de 13 mil licenciamentos.

Segundo avalia a Fenabrave, os operadores do transporte de passageiros permanecem cautelosos antes de voltar às compras. “É o segmento com o menor índice de crescimento em relação a 2020, o que é compreensível em função da pandemia e das restrições de circulação que vigoraram no primeiro semestre de 2021”, observa em nota o Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.

Ainda assim, a estimava da federação para as vendas de ônibus em 2021 se mantém em alta de 1,1%, para volume por volta de 18,4 mil emplacamentos. Ou seja, um desempenho que reflete estabilidade em relação ao ano passado. Projeções anteriores, no entanto, apontaram crescimentos de 8,2%, em janeiro, e de 10,6%, em julho.

LEIA MAIS

→VWCO fornecerá 2,5 mil ônibus para o Caminho da Escola

→Lat.Bus 2021 começa sob perspectiva otimista


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás