Reflexo direto do que vem ocorrendo no mercado automotivo brasileiro, o financiamento para veículos pesados e motos cresceu em outubro no comparativo com igual mês de 2020, enquanto o destinado aos automoveis caiu. Considerando que esse último segmento é o de maior volume, no cômputo geral houve retração no número de unidades adquiridas por meio de crédito.

De acordo com dados da B3 divulgados nesta quarta-feira, 10, foram financiados 480 mil veículos no total em outubro, incluindo novos e usados, ante 544 mil em outubro do ano passado e 499 mil em setembro deste ano. As quedas são de, respectivamente, 13,2% e 3,8%.

No acumulado dos primeiros dez meses, as vendas de veículos financiados somaram 4,9 milhões de unidades, uma expansao de 12,8% em relação a 2020, equivalente a 559 mil unidades a mais este ano.

No balanço de outubro em relação ao mesmo mês do ano passado, o segmento de pesados registrou 8,1% de crescimento, passando de 24 mil para 26 mil unidades, com destaque para os modelos 0 km, que tiveram 20,4% de aumento no período, saltando de 11 mil para 13 mil

No caso das motos, a alta foi de 8,5% – de 80 mil para 87 mil unidades -, com índice positivo de 3,2% nas unidades novas e de 26,4% nas usadas. Já os financiamentos de automóveis e comerciais leves registraram decréscimo de 18,3% no mesmo comparativo interanual, baixando de 448 mil veículos finaciandos em outubro de 2020 para 336 mil no mês passado.

“Assim como no mês anterior, em outubro se repetiu a perda de ritmo dos financiamentos, principalmente entre os autos leves novos”, comenta Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3. “A queda pode ser explicada pelo cenário macroeconômico, mas também pela escassez de componentes e matérias-primas, como os semicondutores, no mundo inteiro”.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil.


Foto: Pixabay

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!