Embora tenham ficado estáveis no comparativo de fevereiro com janeiro, as vendas de veículos usados estão bem aquém das realizadas no início de 2021. Foram comercializados 1,22 milhão de automóveis e comerciais leves no acumulado do primeiro bimestre, um recuo de 30% em relação ao total de 1,74 milhão do mesmo período do ano passado.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 9, pela Fenabrave, a entidade que representa os concessionários autorizados de todo o País. O segmento movimentou em fevereiro 607 mil unidades, volume 1,1% inferior ao de janeiro (614 mil).

Se forem considerados todos os veículos usados, incluindo-se, assim, caminhões, ônibus, motos e implementos, as vendas atingiram 1,68 milhão de unidades no bimestre, uma queda de 28,% em comparação com os dois primeiros meses de 2021 (2,34 milhões).

LEIA MAIS

Governo autoriza IPI menor para veículos em estoque

Com alta dos juros, fatia das compras à vista sobe de 51% para 63%

O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., diz que a redução do IPI dos veículos 0 km pode favorecer o mercado de usados a parptir de agora. “Parte desse mercado é impulsionada pela venda de novos, visto ser comum os compradores negociarem seus veículos usados como parte de pagamento de um 0 km”, lembrou o executivo.

De qualquer forma, Andreta admite que os negócios no setor automotivo seguem afetados pelo cenário conjuntural, de perda de renda das famílias e seletividade de crédito, o que pode impedir uma retomada.

No cômputo geral do mercado de usados, a Fenabrave destaca o segmento de ônibus, que teve uma alta de mais de 28% em fevereiro sobre janeiro e no acumulado do bimestre registra pequena queda de 1,8%.

No segmento de automóveis e comerciais leves, os modelos seminovos, aqueles com até 3 anos de fabricação, corresponderam a quase 10% do total de transações de fevereiro. No acumulado, a participação desses
veículos foi de 9,6%.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!