Ums deles, o E-Corner, combina no motores eletricos e elementos da suspensão em cada roda

A Schaeffler se ecaminha para continuar como uma das mais importantes fornecedoras globais de sistemas e tecnologias e estar presente em boa parte dos carros que chegarão às ruas no transcorrer desta década ou até depois. E, afirma a empresa alemã nascida há cerca de oito décadas, com produtos “com potencial para revolucionar o mercado”.
Naturalmente, o atendimento aos carros elétricos e eletrificados ganha relevância nesses desenvolvimentos. Um deles é o E-Corner, solução mecatrônica que combina componentes da propulsão e do chassi em um módulo composto pelo motor elétrico montado no cubo da roda, pela suspensão, incluindo as molas, e pelo atuador para a direção eletromecânica. Ou seja, todo sistema de direção integra um único conjunto, que demanda muito menos espaço.
E-Corner: motor elétrico e componentes de suspensão numa mesma torre e em cada roda.
A solução facilita muito o trabalho de quem pretende desenhar ou produzir um novo veículos, seja ele carro de passeio ou comercial. Como todos os componentes da propulsão e do chassi agrupados numa mesma torre, o restante do veículo é praticamente uma plataforma plana livre, disponível para acomadação dos passageiros e da carga.
Os motoristas também ganham outro conforto. Com o E-Corner, as rodas do veículo podem girar até 90 graus, característica que permite estacionar lateralmente, sem qualquer manobra outra manobra.
A Schaefller já tem desenvolvido ainda o Steer-by-wire, um produto que, enfatiza a empresa, mudará o modo como dirigimos. Já no mercado há dois anos com o nome comercial Space Drive, ele dispensa o volante circular, já que não dispõe de conexão mecânica do volante, acelerador, freio e embreagem. O veículo, assim, pode ser controlado por um joystick ou um volante com qualquer outro formato.
Outra vantagem do Space Drive é ser ergonomicamente adaptado ao ser humano, podendo ser ajustado de pessoa para pessoa.”Para a montadora, a inovação significa liberdade para configurar a direção onde quiser dentro do habitáculo”, lembra a Schaeffler.
Masi rapídamente até, os carros também poderão dispor de sistemas elétrico de direçção nas rodas traseiras e que, na verdade, já é até oferecido em alguns países e segmentos, podendo chegar a produtos nacionais muito rapidamente, admite a empresa. A tecnologia possibilita fazer curvas em um raio menor, mais estabilidade e mais segurança nas ultrapassagens.
Outra novidade é a barra estabilizadora eletrônica. É uma tecnologia que dá mais segurança quando o veículo cai em um buraco ou trafega por via de piso irregular. Trata-se de uma barra metálica que conecta a suspensão direita à suspensão esquerda com sistema elétrico ativo e que consegue, de forma inteligente, amortecer as irregularidades de formas mais eficiente, como consequência aumenta a estabilidade, segurança e conforto dos ocupantes.
LEIA MAIS
→ Schaeffler já produz motores elétricos em massa na Alemanha
→ Schaeffler e Bosch juntas em sistema de direção de rodas traseiras
Foto: Divulgação
Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva
Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias
Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos
Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…
Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…
Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…