Aeletrificação dos veículos já está mudando e mudará muito mais a indústria automobilística mundial até o fim desta década. Entenda-se por isso também o próprio perfil e atividades de muitos dos atuais fornecedores de componentes. Alguns, a bem da verdade, até mesmo deixarão de existir no médio prazo, caso não disponham de tecnologia, produtos e serviços adequados à  mobilidade elétrica.

De cima de sua longuíssima trajetória no setor — experiência que, em parte, remonta ao final do século XIX —, a alemã Schaeffler não tem perdido tempo e encaminha quase uma metamorfose em suas atividades com vistas aos novos tempos. Desde o mês passado, a empresa produz, já em escala comercial, na Alemanha, motores elétricos.

Em breve, “os Schaeffler” estarão presentes nos cofres dos motores, ou melhor, diretamente nos eixos de automóveis e veículos comerciais de diversas marcas. A produção exigiu novas instalações industriais na cidade de Bühl Baden-Württemberg, específicas para essa nova unidade de negócios.

A decisão de desenvolver e fornecer “o coração” das novas gerações de veículos que serão lançadas em todo o mundo especialmente a partir de meados da década foi tomada há três anos, no começo de 2018, quando a Schaeffler criou a divisão comercial para a mobilidade elétrica.

Desde então, chegaram aos fabricantes de veículos vários produtos para todos os níveis de eletrificação. O Audi e-tron, por exemplo, tem transmissões de eixo elétrico da empresa, assim como o Porsche Taycan.

“Nos transformamos em um fornecedor de sistemas de powertrain para mobilidade elétrica sustentável”, enfatiza Matthias Zink, CEO Automotive Technologies da Schaeffler AG, que recorda iniciativas da empresa na área há  bem mais tempo, cerca de duas décadas atrás.

Para acelerar todo esse processo rumo à eletrificação de seu portfólio, o grupo também tem investido em aquisições de empresas nativas do segmento. Como a Elmotec-Statomat, em 2018 e, dois anos antes, da Compact Dynamics, especialista no desenvolvimento de sistemas de tração elétrica.

Movimento que se mostrou fundamental para que os motores Schaeffler ganhem as ruas já a partir deste ano. E vem mais por aí. Em 2024 chegará ao mercado uma unidade de acionamento composta de dois motores elétricos e potência de 120 kW, capaz, segundo a empresa, de garantir desempenho semelhante ao de um carro esportivo.

LEIA MAIS

→ Schaeffler e Bosch juntas em sistema de direção de rodas traseiras

→ Nissan planeja eletrificar 100% dos novos veículos até o início de 2030


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!