A Renault lançará oficialmente em 12 de abril a linha 2023 da Oroch. Nesta terça-feira, 29, a montadora antecipou fotografias oficiais da primeira reestilização do modelo que debutou nas concessionárias em 2015 e inaugurou o segmento de picapes médias no Brasil.

Ainda que com jogo de luz e muitas sombras, as fotos indicam que a Renault não promoverá mais do que as discretas alterações estéticas já presentes no Duster, SUV do qual deriva a picape. Até mesmo as lanternas traseiras mantiveram o mesmo formato conhecido até hoje, ainda que com ligeiras alterações no interior.

De ponta a ponta da tampa traseira da caçamba a picape ostentará o nome Oroch em grandes letras. A versão de acabamento das fotos é, possivelmente, a topo de linha, que dispõe de santantônio na caçamba e farois auxiliares sobre o parachoque, envoltos por elemento plástico que sugere a dianteira de um veículo maior robustez.

Renault Oroch

Novidade até mais relevante do que as estilísticas estará sob o capô. O novo motor 1.3TCe turboflex, que desenvolve até 170 cv de potência quando abastecido com álcool, deve garantir desempenho e nível de consumo mais atrativos aos olhos e bolsos dos consumidores.

Mas, a  menos que uma grande supresa esteja reservada para o dia da apresentação, a linha 2023 da Oroch deixa claro que a Renault está satisfeita com a discretíssima participação da picape no mercado em seus mais de seis anos e que dificilmente terá fôlego para  brigar pela ponta do segmento.

Desde que chegou às revendas, no segundo semestre de 2015, o modelo acumula 75,5 mil unidades negociadas, média mensal  próxima de somente 1 mil licenciamentos. Seu melhor desempenho comercial foi registrado no ano seguinte, quando 14,2 mil unidades chegaram às ruas.

Mas também em 2016, seu ano de lançamento, a Fiat Toro, até hoje considerada, pelo porte, única concorrente direta da Oroch, registrou 41,3 mil emplacamentos, três vezes mais. E esse foi o pior resultado anual da concorrente, que já alcançou 353,5 mil unidades vendidas e lidera com facilidade o segmento.

Na prática, para cada unidade da Oroch vendida até hoje, a Fiat comemorou a entrega de nove exemplares da Toro. Em 2021, enquanto os licenciamentos da Oroch somaram 12,1 mil, a Toro, que ganhou motor turbo no primeiro semestre, bateu seu recorde histórico, com 70,9 mil unidades entregues.

E ganhar a preferência de mais consumidores poderá se tornar missão ainda mais árdua para Oroch  — e tambem para a Toro — a partir de 2023. Isso porque a General Motors terá uma representante totalmente nova: a terceira geração da Nova Montana. A picape está pronta e deve entrar em produção comercial até o fim do ano em São Caetano do Sul, SP.

LEIA MAIS

→ GM confirma nova geração da Montana para 2023

→ Renault terá nova plataforma, SUV e motor 1.0 turbo produzidos no Paraná


Foto: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!