A Toyota anunciou nesta terça-feira  5, a transferência de todas as atividades industriais que mantinha em São Bernardo do Campo para as fábricas de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, no Estado de São Paulo. Em nota oficial, a montadora diz que o fechamento da planta do ABC  objetiva “mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no País”.

O processo de mudança começará em dezembro deste ano e estará encerrado em novembro de 2023, informa a empresa, que conta com cerca de 550  funcionários na histórica unidade.

“É importante dizer que o movimento prevê manutenção de emprego, ou seja, será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista”, enfatiza o texto.

LEIA MAIS

→ Toyota investirá R$ 50 milhões em Indaiatuba

→ Toyota exportará motores para a América do Norte

A ideia da montadora é, após concluída a transferência, vender  o terreno e as instalações erguidas em 1962 e que durante quase 40 anos foram a base produtiva do robusto   Bandeirante, aposentado em 2001, após mais de 137 mil unidades produzidas, quando a planta passou a concentrar somente a produção de peças e componentes destinadas a veículos fabriados no Brasil, Argentina e Estados Unidos.

Em 2021, a Toyota também migrou todas as áreas administrativas para Sorocaba. A decisão implicou na desativação dos prédios inaugurados a partir de 2015, como parte de um programa de reativação da unidade, e que abrigavam, além das diretorias do Brasil e de toda a operação latino-americana, as áreas de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, design e compras. Na prática, portanto, restava apenas as linhas de produção.

A montadora, entretanto,  faz questão de frisar que está reforçando sua operação local. “Diversas atividades vêm sendo conduzidas nessa direção, tais como a renovação do portfólio com a chegada do Corolla Cross, a introdução do terceiro turno em Sorocaba, a exportação de motores de Porto Feliz para a América do Norte e o investimento de R$ 50 milhões na operação de Indaiatuba, que produz o Corolla sedã”, afirma.


Fotos: Divulgação

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!