A Cummins e a Komatsu assinaram termo de colaboração para o desenvolvimento de equipamentos de mineração livre de emissões. Parceiras de longa data, as empresas se debruçaram em tecnologias de propulsão limpas, o que inclui células de combustível de hidrogênio para caminhões de grande porte.

Segundo Amy Davis, presidente de New Power da Cummins, o conhecimento da Komatsu como fornecedora de equipamentos para o setor aliado à expertise da Cummins em tecnologias de energia acelerará a descarbonização no setor. “A indústria de mineração tem grande potencial para liderar na adoção de soluções renováveis”, resume.

Um caminhão conceito apresentado pela Komatsu em agosto do ano passado, cabe como exemplo do que pode surgir. O modelo idealizado pela fabricante aceita diversas fontes de energia, como diesel elétrico, bateria e hidrogênio. A Cummins, de outro lado, tem amplo portfólio de baterias, sistema de células de combustível e eletrolisadores, dispositivo para produzir hidrogênio.

A Komatsu já anunciou compromisso de minimizar o impacto ambiental, no qual busca reduzir 50% as emissões de carbono nos produtos e na produção de equipamentos até 2030, tendo como referência os níveis de 2010, e alcançar neutralidade em 2050.

A colaboração com a Komatsu faz parte da estratégia Destino ao Zero da Cummins para reduzir os gases de efeito estufa e os impactos na qualidade do ar de seus produtos e atingir emissões líquidas zero até 2050.

LEIA MAIS

→Cummins avança em tecnologias de hidrogênio

→Cummins terá plataforma unificada de motores

→Isuzu e Cummins apresentam protótipo de caminhão elétrico


Foto: Komatsu/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!