Nesta segunda-feira, 16, o Conselho de Administração do Renault Group aprovou acordo para ceder a totalidade da participação da empresa na Renault Rússia para a cidade de Moscou, além dos 67,69%  de suas ações na Avtovaz para o Instituto Central de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis e Motores.

O fechamento destas transações já tem as aprovações por parte das autoridades econômicas, informa a Renault, que tem opção de recompra da participação na Avtovaz, na qual estava presente desde 2008 e onde são produzidos os Lada, e poderá ser exercida em períodos determinados no decorrer dos próximos 6 anos.

“Hoje, chegamos a uma deliberação difícil, mas necessária. Estamos tomando uma decisão responsável em relação aos nossos 45 mil funcionários na Rússia, ao mesmo tempo em que protegemos a performance do grupo e nossa capacidade de voltar ao país no futuro, em um contexto diferente. Tenho confiança na capacidade do Renault Group de acelerar ainda mais sua transformação e superar seus objetivos de médio prazo”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group.

O Renault Group negociou cerca de 500 mil veículos na rússia no ano passado. O país é o segundo maior mercado do conglomerado francês, que detinha a fábrica de Moscou, onde também eram fabricados veículos da parceria global Nissan.

Segundo agência internacionais, o prefeito de Moscou declarou que a fábrica adotará a antiga marca soviética Moskvich assim que freotmar as atividades, paralisadas há ceca de dois meses em decorrência da decisão da montadora aderir às sanções  contra a invasão da Ucrânia pela Rússia.

LEIA MAIS

→ Renault para produção na Rússia e reavaliará participação na Avtovaz


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!