Uma das montadoras com maior atuação no país, a Renault decidiu interromper a produção de veículos na Rússia. Em reunião nesta quarta-feira, 23, o Conselho de Administração do grupo francês aprovou a suspensão das atividades na fábrica de Moscou a partir de hoje.

Em uma curta nota oficial, a montadora enfatizou que está implementando “as medidas necessárias para cumprir as sanções internacionais”.

Com relação à sua participação da ordem de 68% na Avtovaz, montadora russa fabricante da Lada, o Grupo Renault diz estar avaliando as opções disponíveis, “levando em consideração o ambiente atual, enquanto atua com responsabilidade para com seus 45 mil funcionários na Rússia”.

Essas decisões, já admite a montadora, forçam necessariamente uma revisão das projeções financeiras do grupo para 2022, como a redução da margem operacional para cerca de 3% ante pelo menos 4% imaginado anteriomente, assim como o fluxo de caixa livre operacional automotivo, que deve seguir positivo mas aquém d  € 1 bilhão estimado a princípio.

O comunicado da montadora foi emitido após o governo ucraniano, ainda nesta quarta-feira, criticar a continuidade das operações na Rússia e estimular um boicote mundial aos produtos e serviços da fabricante francesa, que retomou a fabricação de veículos na Rússia na segunda-feira, enquanto outras empresas já haviam decidido deixar o mercado russo.

Das linhas russas da Renault saem modelos como Captur, Duster, Arkana, além do Terrano, veículo da parceira global Nissan.

LEIA MAIS

→ Renault Austral será lançado na Europa no fim do ano


Foto: Divulgação

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!