A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira, 11, que produzirá uma picape e um  SUV off road, ambos elétricos, nos Estados Unidos a partir de 2026. Para isso, a montadora constituirá uma empresa totalmente nova, independente, que será responsável tanto pelo desenvolvimento dos veículos como pela produção.

A decisão de investir no segmento nos Estados Unidos foi confirmada nesta quarta-feira, 5,  pelo Conselho de Administração do Grupo Volkswagen.

“A empresa que vamos estabelecer este ano será uma unidade e marca separada dentro do Grupo Volkswagen a ser gerida de forma independente. Isso se alinha ao novo modelo de direção do grupo — pequenas unidades que atuam com agilidade e têm acesso às nossas plataformas de tecnologia para alavancar sinergias”,  explica Arno Antlitz, CFO Volkswagen AG.

Esboço do que poderá ser o futuro SUV Scout

A nova empresa será constituída ainda este ano, terá sede nos Estados Unidos e adotará a marca Scout, criada pela International Harvester e que detinha um 4×4 que rivalizava com o Ford Bronco nos anos 60. Há quatro décadas, porém, foi engavetada pela antiga proprietária Segundo a VW, os primeiros protótipos devem ser apresentados e serão desenvolvidos sobre um nova plataforma .

Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, entende que  os dois produtos e a eletrificação são uma oportunidade histórica para a Volkswagen finalmente se  tornar “um player relevante no mercado dos Estados Unidos”.

LEIA MAIS

→ Volkswagen investe US$ 250 milhões na Argentina

→ Toyota produzirá baterias automotivas nos Estados Unidos

A VW almeja deter 10% do mercado estadunidense, o dobro do que possui hoje com modelos da Volkswagen e da Audi. O sucesso nos segmentos R-SUV e picape é uma alavanca fundamental para aumentar a lucratividade nos EUA e alcançar essa participação, avalia a empresa.

A  Volkswagen não revelou ofocialmente projeções sobre investimentos ou volume de produção da nova marca.  Entretanto, o Wall Street Journal informou na terça-feira que a montadora esperava vender até 250 mil  veículos anuais só nos Estados Unidos.


Fotos: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!