Em fase final de análise no Poder Executivo, o decreto que cria o Renovar, programa de renovação da frota de veículos pesados, deverá ser publicado no mês que vem. A informação foi divulgada por Margarete Gandini, coordenadora geral de implementação e fiscalização de regimes automotivos da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, durante o Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis, promovido pela AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, nesta quarta-feira, 23.

“Após a publicação do decreto, a implementação do programa dependerá apenas da aprovação da MP (medida provisória) 1.112/2022 pelo Congresso Nacional”, informou Margarete. O programa, que a princípio seria implementado em maio, promete aumentar a produtividade e competividade da frota rodoviária brasileira por meio da retirada de circulação de veículos com mais de 30 anos ou no fim de sua vida útil para, então, serrem sucateados.

A representante do Ministério da Economia também aproveitou o evento da AEA para revelar que o Brasil terá de 2023 a 2027 um novo ciclo de medição de emissões dos veículos aqui fabricados. O país adotará o sistema do poço à roda, ou seja, vai medir as emissões de CO2 desde a obtenção do combustível até a combustão nos motores, passando pelo armazenamento e transporte. Segundo Margarete, essa ação será pioneira no mundo.

LEIA MAIS

Programa Renovar deverá estar regulamentado até maio

Durante o Simpósio da AEA, foram debatidos os caminhos que o Brasil deve adotar rumo à mobilidade sustentável. Dentre outras ações programas pelo governo, Margarete revelou a intenção de se promover um aumento do porcentual do etanol na gasolina, assim como da participação do etanol hidratado na distribuição dos combustíveis. “Também devemos realizar um programa de conscientização junto ao consumidor brasileiro para mostrar os benefícios do biocombustível alternativo para o nosso meio ambiente.


Foto: Divulgação/Agencia-Brasil/Tania-Rego

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!