Além do maior número de dias úteis, o mercado de veículos em maio também foi beneficiado pelo aumento da oferta de veículos por parte das montadoras, que desovaram modelos que estavam em seu pátios à espera de peças. A informação é do presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Junior, que não vê um movimento de retomada mais forte nem da demanda e nem da oferta.

“Acredito que estamos chegando à certa estabilidade, o que já é desejável, considerando um ano bastante incerto como o que estamos vivendo”, comenta o empresário. Na sua avaliação, o setor não venceu, completamente, a crise de abastecimento global, o que pode gerar esperas pontuais por alguns modelos. Além disso, Andreta destaca o próprio cenário econômico brasileiro que, por conta das eleições presidenciais, “pode ter um ambiente mais volátil no segundo semestre”.

LEIA MAIS

Emplacamentos de caminhões anotam alta de 10% em maio

Em maio, o melhor mês do ano no mercado de veículos leves

No caso do segmento de automóveis e comerciais leves, o crescimento das vendas em maio sobre abril foi da ordem de 28%, passando de 136,4 mil unidades para 174,8 mil, conforme dados divulgados nesta quinta-feira, 2, pela Fenabrave. A entidade enfatiza os números relativos aos veículos híbridos e elétricos, que totalizaram a venda de 16.393 unidaes no acumulado dos cinco primeiros meses, com alta de 57,7% sobre as 10.393 de igual período do ano passado.

Em termos de participação de mercado, os veículos eletrificados representam 2,4% do total comercializado no segmento, um porcentual ainda baixo, mas que já demonstra uma tendência de consumo. Assim como no caso dos leves, também as vendas de caminhões, implementos rodoviários e ônibus cresceram em maio.


 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!