A Dana acaba de firmar acordo para fornecimento de componentes de acionamento para os caminhões e ônibus elétricos da Lion Electric, de Saint-Jérôme, no Canadá. Dos motores elétricos, inversores e controladores, passando também pelos eixos e eixos de transmissão, os sitemas produzidos pela fabricante estadunidense atenderão todas as plataformas da marca canadense, incluindo LionA, LionC, LionD, LionM, Lion6 e Lion8.

“Os segmentos de ônibus e caminhões médios estão entre os que mais crescem para produtos eletrificados e desenvolvemos nosso portfólio para permitir uma integração perfeita para os veículos de nossos clientes”, comentou Ryan Laskey, vice-presidente sênior da Dana Commercial Vehicle Drive and Motion Systems, ao anunciar o acordo nesta terça-feira, 21. “Estamos entusiasmados em apoiar a Lion Electric enquanto eles cumprem sua missão de ajudar a eletrificar o transporte urbano para ônibus e caminhões médios e pesados”.

A Dana fornece à Lion uma ampla gama de tecnologias e sistemas, incluindo a família Dana TM4 SUMO de motores elétricos que suportam aplicações leves, médias e pesadas, inversores de alta tensão de serviço médio e pesado Dana TM4, inversores de carregador bidirecionais de média e alta tensão que funcionam como carregador de bateria e inversor e a série de controladores de veículos OpenECU M5 totalmente programável para uso como unidade principal de gerenciamento de veículos, dentre outros itens.

Dana é líder no projeto e fabricação de soluções de propulsão e gerenciamento de energia altamente eficientes que alimentam veículos e máquinas em todos os mercados de mobilidade em todo o mundo. A empresa está moldando o progresso sustentável por meio de suas soluções convencionais e de energia limpa que dão suporte a praticamente todos os fabricantes de veículos com sistemas de acionamento e movimento; tecnologias eletrodinâmicas, incluindo software e controles; e soluções térmicas, de vedação e digitais.

Com sede em Maumee, Ohio, Estados Unidos, a Dana registrou vendas de US$ 8,9 bilhões em 2021 contando com 40 mil colaboradores presentes em 32 países em seis continentes. Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador que empregam cerca de 5 mil pessoas. No Brasil, onde atua há 75 anos, tem operações em Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP).


Foto: Divulgação/Dana

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!