De olho em ganhos de eficiência, qualidade e segurança, a Meritor segue ineestindo em seu complexo industrial de Osasco, na Grande São Paulo. O foco desta vez foi a linha MDC – Montagem de Diferenciais em Células, que recebeu aporte de US$ 1 milhão em novos equipamentos e processos, tornando-se mais ágil e flexível.

A montagem dos diferenciais, o mais importante componente dos eixos que a empresa fornece aos fabricantes de veículos pesados, não é mais feita em bancadas e sim em paleteiras. “São quatro paleteiras equipadas com baterias de lítio, que carregam em apenas uma hora dentro da própria linha, sem emissão de CO2”, explica o gerente do projeto, Guilherme Camillo, lembrando que esse processo pode ser feito, por exemplo, durante a hora do almoço.

“Com os novos equipamentos, aposentamos as baterias de chumbo/aço que, além de serem poluentes, levavam 8 horas para carregar e idêntico período para descansar”, complementa o executivo. Outra novidade é que as peças, antes embaladas uma a uma, agora chegam em kits e o sistema de montagem dos diferenciais passou a ser feito automaticamente por prensagem, substituindo processo que envolvia aquecimento das peças.

LEIA MAIS

Meritor avança em produção de eixo elétrico

Camillo diz que todas essas mudanças garantiram ganhos de tempo e de qualidade, visto na linha nova tem menos manuseio: “Com a introdução dos kits, por exemplo, a montagem é mais rápida, porque o operador não precisa ficar buscando peça a peça, e o risco de erros é reduzido drasticamente”.

O gerente do projeto da nova linha MDC, que foi aprovado em 2020, também destaca como novidade o uso dos relógios comparadores wi-fi, utilizados para fazer a mediação das características da qualidade da peça: “Antes esse controle envolvia anotações de uma pessoa em um papel. Agora é tudo online, vai direto para a rede. Não tem risco de erro também”.

Outra inovação é o Armazém Vertical, que demandou investimento de US$ 80 mil e é o primeiro em uma unidade do grupo no Brasil. “É um equipamento que verticaliza o armazenamento dos nossos componentes, com ganhos de espaço e flexibilidade no manuseio das peças. É só apertar um botão, por exemplo, e a prateleira do que você precisa desce automaticamente”, esclarece Camillo.


Foto: Divulgaçõa/Meritor

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!