Se o primeiro semestre encerrou com o mercado brasileiro de veículos leves em baixa acima dos 15%, o segundo período do ano começou igualmente em declínio. Na primeira quinzena de julho foram licenciados cerca de 75,3 mil automóveis, picapes e vans, 2,4% a menos do que em igual período de junho e 0,5% abaixo da primeira quinzena de julho do ano passado.

Desses, cerca de 16,5 mil veículos da  marca Fiat, líder no período, com participação de 21,9%, praticamente o mesmo índice registrado ao longo de todo o primeiro semestre.

Depois de encerrar os primeiro seis meses de 2022 com menos de 12% das vendas e somente na terceira oclocação, a Volkswagen voltou ao segundo posto em junho e novamente em julho. A marca colocou nas ruas na primeira quizena quase 13 mil veículos e superou a terceira colocada Chevrolet (12,3 mil) por muito pouco.

Até o último dia 15, foram licenciados 8,6 mil veículos da Toyota, frota equivalente a 16,4% dos licenciamentos totais. A Hyundai apareceu bem atrás, com somente 4,7 mil unidades negociadas, fatia de 6,2%, a mesma alcançada pela Renault.

A marca coreana surpreendeu negativamente, já que no acumulado de 2022 tem participação média de 10,6% e o carro de passeio mais vendido do País, o HB20, com 42,8 mil unidades licenciadas de janeiro a junho.

Pois foi exatamente o hatch, que acaba de passar por atualização estética, o responsável pelo fraco desempenho da marca. Transcorridos os primeiros 15 dias de julho,  menos de 1,7 mil unidades do modelo foram vendidas. O Volkswagen Gol, líder no período, acumulou quase quatro vezes mais, 5,8 mil licenciamentos, e superou a picape Fiat Strada  (4,8 mil).

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Foto: Divulgação

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