Balanço de venda Anip, associação que reúne as fabricantes de pneus no País, apresenta crescimento de 7% nas entregas de pneus em julho sobre junho, de 4,66 milhões para 4,99 milhões de unidades. O confronto com o mesmo período do ano passado, quando montadoras e mercado de reposição absorveram 4,95 milhões de pneus, mostrou pequena alta de 0,7%.

De acordo com Anip, o desempenho de julho foi impulsionado pelas evoluções nas vendas de pneus para automóveis e comerciais leves, com expansões de 12,7% e 9,8%, respectivamente. Na comparação com o mesmo mês de 2021, também os segmentos obtiveram resultados positivos de 3,7% e 6%.

Contrapõe o cenário, as entregas no segmento de pneus de carga. Em julho, fabricantes e varejo receberam 629,8 mil unidades, queda 10,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, ocasião em que anotou 703,2 mil pneus.

O resultado acendeu uma luz de alerta na associação, que relaciona o desempenho com a alíquota zero do imposto de importação para pneus de carga. “Demissões já surgem no horizonte”, alerta Klaus Curt Muller, presidente da Anip.

Também no segmento de motocicletas, no qual a associação contabiliza apenas as vendas para o mercado de reposição, as vendas apresentaram baixa. Os 782,7 mil pneus distribuídos em julho representaram queda 2,3% sobre as 801,4 mil unidades entregues há um ano.

Com o desempenho parcial do sétimo mês, a indústria de pneus acumulou vendas de 33,1 milhões de unidades de janeiro a julho, volume que traduz estabilidade em leve queda de 0,3% ante as 33,2 milhões absorvidas um ano antes.

LEIA MAIS

→Anip espera vendas de pneus semelhantes às do ano passado


Foto: Pixabay

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!