As entregas de implementos rodoviários fecharam os primeiros nove meses do ano com volume 3,2 % menor em relação ao mesmo período do ano passado ao anotar 117 mil produtos vendidos ante 120,9 mil. A Anfir, no entanto, dá como certo reversão do quadro em breve.

Análise da associação que representa os fabricantes do segmento no País, apresentada na segunda-feira, 10, avalia a trajetória de crescimento obtido ano. De janeiro a março, o mercado absorveu 35,9 mil unidades, somou mais 39 mil de abril a junho e encerrou de julho a setembro com 41,9 mil. Pelos recortes, portanto, as vendas aumentaram 16% entre fechamento do primeiro trimestre e do terceiro.

Para José Carlos Spricigo, presidente da Anfir, o desempenho registrado até o momento refletiu demandas de setores, como do agronegócio, mineração e comércio varejista. “Agora, com a Fenatran, julgamos que podemos reverter esta pequena queda e já considerar boas perspectivas para 2023 veiculadas às recentes notícias de crescimento do PIB e queda de juros.”

Por categoria, as entregas de reboques e semirreboques de janeiro a setembro registraram recuo de 8,2% com 62,6 mil unidades emplacadas frente a 68,2 mil licenciadas um ano antes.

Na seara de leves, representada pelas carrocerias sobre chassi, as vendas acumuladas somaram 54,3 mil produtos, alta de 3,3% em relação aos 52,6 mil equipamentos anotados de janeiro a setembro de 2021.

LEIA MAIS

→Anfir estima geração de US$ 12 milhões em negócio a partir do IAA

→Indústria de implementos rodoviários próxima da estabilidade


Foto: Metalesp/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!