Balanço da Acea, associação que representa as fabricantes de veículos instaladas na Europa, apresenta alta de 7,9% nas vendas de automóveis em setembro sobre o mesmo mês do ano passado, para 1,04 milhão ante 972,8 mil unidades. Os volumes somam países da União Europeia, do bloco da Efta e Reino Unido.

De acordo com a entidade, o desempenho registra o segundo mês consecutivo de alta, mas em grande parte impulsionado pela baixa base de comparação a partir de setembro de 2021, quando a indústria de veículos passou a enfrentar de maneira mais acentuada a escassez de semicondutores.

Com as entregas de setembro, o mercado europeu absorveu nos nove primeiros meses do ano 8,27 milhões de automóveis, volume 9,7% inferior ao apurada um ano antes, de 9,16 milhões de unidades.

O Grupo Volkswagen segue ao fim do período de nove meses na liderança das vendas na região com 2,03 milhões de automóveis vendidos. Apesar de representar queda de 14,7%, o volume proporcionou 24,3% de participação do mercado total.

Logo atrás, a Stellantis entregou 1,55 milhões de unidades, 16,3% menor em relação ao acumulado de janeiro a setembro do ano passado. O volume representou fatia de 18,9% das vendas totais.

Única a registrar alta dentre todas as fabricantes, de 6,6%, o Grupo Hyundai acumulou vendeu 821,5 mil automóveis ao longo dos três trimestres, o que garantiu 9,9% de participação.

LEIA MAIS

→Mercado de automóveis na Europa anota mais uma queda


Foto: Acea/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!