Graças ao aumento de vendas para as montadoras, a indústria de autopeças alcançou 80% de uso de capacidade instalada em agosto, conforme pesquisa conjuntural do Sindipeças que teve os dados atualizados sem seu site neste final de mês.

Segundo a entidade, o índice de 80% – três pontos porcentuais acima do registrado em julho – reflete avanço da produção automotiva, “apesar das dificuldades que ainda são enfrentadas no supply chain”.

Os negócios OEMs foram os que mais cresceram no mês (mais 14,8% sobre julho) e também os que apresentam a maior evolução no ano. Considerando todos os segmentos, a receita nomial das autopeças fechou agosto com alta de 11,9% sobre julho e de 32,8% em relação ao mesm mês de 2021. o ano anterior.

“Resultado em linha com o recorde da produção automotiva em 2022 observado pelo levantamento da Anfavea no oitavo mês do ano”, ressalta o Sindipeças.

LEIA MAIS

Até agosto, déficit comercial das autopeças é de US$ 7,9 bilhões

Exportações de autopeças evoluem 21,7% no ano

As vendas para as montadoras no acumulado de janeiro a agosto cresceram 35,7% em relação ao mesmo período do ano pasado, enquanto os negócios no aftermarket evoluíram 12% e as exportações em dólar apenas 0,2%. Também é positivo o número de postos de trabalho no setor, que cresceu 4% este ano e 5,3% em 12 meses.

A partir do desempenho verificado no acumulado dos últimos 12 meses, o Sindipeças acredita que o faturamento nominal do setor deverá encerrar o ano em torno de 20% acima de 2021.


Foto: Divulgação/VW

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!