Em balanço de vendas de automóveis na Europa, a Acea, associação que representa os fabricantes de veículos no continente, sinaliza como em recuperação o desempenho do mercado em outubro. No período, o consumidor da região – inclui os países da União Europeia, Reino Unido e o bloco da Efta – absorveu 910,7 mil unidades, 14% superior em relação ao volume vendido no mesmo mês de 2021, de 798,5 mil carros.

De acordo com os dados da Acea, após o desafio de falta de produtos e baixa demanda no primeiro semestre, o mercado tem mostrado mais ânimo desde agosto, com altas sucessivas, embora ainda abaixo da demanda de antes da pandemia. Pelas contas da entidade, em torno de 290 mil unidades a menos, considerando comparação com outubro de 2019.

Pela avaliação da associação, foi justamente as quedas consecutivas da primeira metade do ano que fazem com que o resultado do ano se mantenha em baixa. Nos dez primeiros meses de 2022, as entregas ao mercado europeu somaram 9,18 milhões de automóveis, volume 7,8% menor ao registrado há um ano, quando acumulava 9,96 milhões de unidades.

Dentre os três maiores vendedores de automóveis da região, o Grupo Volkswagen segue na liderança com 24,6% de participação ao entregar 2,26 milhões de automóveis de janeiro a outubro. Logo em seguida, a Stellantis encerra o período com 18,8% das vendas, com 1,7 milhão de carros negociados. Completa o pódio, o Grupo Hyundai ao contabilizar 903,3 mil unidades vendidas, o que representou 9,8% do mercado.

LEIA MAIS

→Venda de automóveis na Europa cresce 8% em setembro


Foto: Acea/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!