Graças ao avanço de 4,6% nas vendas para as montadoras e de 3,4% para o mercado de reposição, os fabricantes de pneus fecharam o mês de outubro com crescimento de 3,7% com relação a setembro. Balanço divulgado nesta quarta-feira, 23, pela Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, mostra que os negócios atingiram, respectivamente, 4,94 milhões e 4,76 milhões de unidades.

Apenas o segmento de carga, que vem sofrendo concocorrência desleal de produtos importados, teve desempenho negativo, de 5,1%, no comparativo mensal. Segundo a associação, o recuo nas vendas para o mercado de reposição, nesse caso, foi de 8,4%. A entidade tem tentado reverter decisão do governo federal, de janeiro de 2021, de zerar o imposto de importação dos pneus para caminhões e afins.

LEIA MAIS

Em dois anos, alta de 275% na venda de pneus de carga importados

Com relação ao balanço total de outubro, o presidente executivo da Anip, Klaus Curt Müller, destaca que a leve alta não reflete o resultado geral do ano, que deve encerrar com crescimento próximo de zero. “A importação de pneus de carga continua afetando o resultado da indústria nacional. É uma competição desleal e que pode trazer mais impactos no ano que vem caso o governo não reveja a alíquota zero”.

As vendas do setor atingiram 47,82 milhões de pneus no acumulado de janeiro a outubro, com leve crscimento de 0,3% sobre o mesmo período de 2021. “Essa pequena variação é justificada por conta das vendas totais para as montadoras, que seguem em trajetória de recuperação”, complementa o presidente da Anip.


Foto: Pixabay

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!