A CES, Consumer Electronics Show, realizada esta semana em Las Vegas, Estados Unidos, foi escolhida pela BMWcomo palco para apresentação de tecnologias que estarão presentes nos futuros carros da marca. A vitrine principal é o sedã médio i Vision Dee — “Dee” significa Digital Emotional Experience (Experiência Emocional Digital).

Um dos destaque do cardápio de novidades do futuro elétrico é novo Head-Up Display, que se estenderá por todo o para-brisa e estará disponível a partir de 2025 nos futuros modelos da chamada Neue Klasse, que contemplará a mobilidade elétrica.

Por meio de sensores no painel de instrumentos, o motorista pode decidir  qual o conteúdo digital deseja ver no para-brisa. A seleção de cinco níveis varia de analógico a informações relacionadas à direção, ao conteúdo do sistema de comunicação e à projeção de realidade aumentada, até a entrada no metaverso.

O BMW i Vision Dee tem faróis e grade fechada que formam um ícone ‘phygital’ (fusão de físico e digital), comum em uma superfície uniforme, permitindo que o veículo produza diferentes “expressões faciais’. A ideia é expressar variações de humor, como alegria, espanto ou aprovação, visualmente. O carro também pode projetar uma imagem do avatar do motorista na janela lateral.

A empresa também apresenta na mostra norte-americana a evolução da E Ink. A tecnologia, exibida pela primeira vez na edição de 2022 da CES de 202 e que permitia alterar  a cor de um veículo entre branco e preto, agora reúne  32  opções de cores.

Para a mudança de cor, um filme ePaper é aplicado sobre a carroceria, dividida em 240 segmentos e contalados individualmente, o que permite incontáveis variedades de padrões geradas em segundos.

“Com o BMW i Vision Dee, mostramos o que é possível quando hardware e software se fundem […] para transformar o carro em um companheiro inteligente”, comemora Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG.

LEIA MAIS

→ BMW investirá US$ 1,7 bilhão para produzir elétricos nos EUA


Foto:  Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!